O Navio Gil Eannes continua a ser o maior polo de atração da cidade de Viana do Castelo, como comprovam as quase 5 000 pessoas que visitaram este emblemático navio hospital, entre os dias 15 e 20 de Agosto, período das Festas da Senhora DAgonia. A Fundação Gil Eannes registou precisamente 4 979 visitantes, dos quais 338 foram crianças menores de seis anos.O Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, serviu a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia entre as décadas de 50 a 70, foi resgatado ao sucateiro em 1997 pela então Comissão Pró-Gil Eannes e aberto ao público em Agosto de 1998.
Desde 1998 que é propriedade da Fundação Gil Eannes, e como navio museu já recebeu 635 224 pessoas.
A Fundação Gil Eannes tem vindo ao longo destes anos, a manter o seu compromisso de desenvolver o projeto de reabilitação dos espaços do navio, como já aconteceu com o castelo central, camarotes do capitão, imediato, telegrafistas, casa de navegação, barbearia, cozinha, consultório médico, sala de tratamentos e radiologia, espaços que vão sendo atualizados regularmente com conteúdos informativos. Recentemente foi recuperada a casa da telegrafia sem fios (TSF) e a oficina da casa das máquinas.
O Navio Hospital Gil Eannes encontra-se aberto a visitas todos os dias a partir das 9H00.
As visitas guiadas a grupos escolares devem ser marcadas atempadamente em www.fundacaogileannes.pt ou pelo telefone 258 809 710.
Navio Gil Eannes bateu recorde de visitas nas Festas DAgonia
0
Partilhe