Foi uma jornada de trabalho muito animada e produtiva, onde se discutiram estratégias e desenvolvimento do turismo náutico, a importância de valorizar, melhorar e aumentar a oferta de serviços e infra-estruturas, o papel potencializador dos eventos na promoção das regiões, a potencialização das actividades dos cruzeiros. Mas quanto a nós o destaque vai para a apresentação do Estudo sobre o Perfil e o Potencial Económico e Social do Turismo Náutico no Algarve: Objectivos, Resultados e Estratégia, dirigido pelo professor Fernando Perna, coordenador do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo (CIITT) da Universidade do Algarve.
Com este estudo passa a haver uma base científica para o que já tínhamos consciência empiricamente e por constatarmos no terreno as necessidades reais para o correcto desenvolvimento da náutica de recreio. Os resultados deste estudo estão já publicados numa edição com o título Algarve. Perfil e potencial económico-social do turismo náutico e pode ser consultado on-line através do sítio: http://nautica.portimaoturis.pt/nautica/pages/Links. Outra comunicação interessante foi a de Bryan Clarke, responsável pela vertente ambiental da British Marine Federation e que apresentou a perspectiva e a experiência inglesas do sector náutico, o que poderá ser uma excelente fonte de inspiração para o trabalho que se vai ter de fazer no Algarve e em Portugal.
A grande conclusão foi a de que é imperativo consolidar e aumentar a oferta em todas as vertentes do turismo náutico no Algarve. Aumentar o número de postos de amarração, para residentes e passantes, assim como dos serviços de apoio. Há ainda uma outra vertente importantíssima que se prende com a aposta na reparação e construção naval, com uma aproximação aos mercados de Lisboa, Cascais, Andaluzia e mesmo europeus. Por último aumentar a oferta de eventos náuticos de formato internacional. Todos estes factores são essenciais para o crescimento do turismo náutico no Algarve e claro está no país.