A montagem de um salão em plena cidade de Paris é algo de espectacular. Os grandes barcos atravessam a cidade em transportes próprios e numa grande mostra de organização.
Os responsáveis pela organização do Nautic encetaram alterações profundas neste evento com vista a cativar mais adeptos para a náutica de recreio criando novos pontos de interesse. Paris também irá ser testemunha da nova realidade financeira e um teste definitivo aos principais construtores mundiais.
As profundas mutações vão no sentido do mundo do lazer: a preservação dos oceanos e dos rios têm sido ao longo dos anos uma preocupação maior e legítima e vão estar bem patentes nesta edição.
O canal de televisão Nautic é uma das novidades para 2008. Cerca de 40 ecrãs repartidos pelos 160 000m² de área de exposição e quatro ecrãs gigantes, difundiram programas diários de acontecimentos, emissões produzidas no local e ainda programas espectaculares sobre o Mar.
Este canal de televisão difundirá ainda as melhores imagens do concurso NauticOfilm, a primeira competição de imagens digitais para amadores dotada de prémios de excepção.
Uma outra iniciativa muito útil tem como finalidade acompanhar o visitante e ajudá-lo com informações fornecidas por especialistas. No coração do salão irá estar um novo espaço de informação ou de conselheiros especializados que poderão orientar o visitante em função das suas necessidades. A título de exemplo: como inscrever numa escola de vela; ou melhorar a gestão dos desperdícios; como financiar uma nova aquisição, etc.
O Design em força no Nautic
Em tempos foi apanágio dos yacht de luxo mas, hoje em dia, as principais marcas de barcos de série têm a assinatura de grandes mestres do design. Podemos encontrar trabalhos de Pininfarina ou de Philippe Starck nos interiores da gama First da Bénéteau, por exemplo. A democratização do design é uma realidade incontornável.
A última tendência, o minimalismo puro tipo Wally, criando linhas fabulosas desenhadas por Luca Bassani aos antípodas do tipo bolo com creme tudo pode ser visto no Nautic. Patrick Banfield e Chris Wilshire após terem trabalhado na concepção do Wally Power, uma lancha rápida de desenho furtivo e radical, mudaram de continente.
Hoje, eles assinam o barco europeu do ano, o Fjord 40 que é apresentado em duas versões no Nautic. Construído na Escandinávia por um estaleiro um tanto conservador e com uma grande reputação, este novo barco surpreende pela influência Wally nele existente: linhas elegantes e futuristas, grande qualidade de fabrico e acabamentos superiores. Mas, por um quarto do preço de um Wally. A explicação é simples, a Fjord foi comprada pela Hanse, marca alemã já conhecida pelo seu design apurado.
Na casa do líder mundial Bénéteau, utilizasse hoje os serviços da Nauta Design para desenhar o interior da gama Océanis, uma empresa referência no mundo dos superyachts. O novo First 50 beneficia da experiência de Veerle Battiau, enquanto que é Pierangelo Andreani (antigo colaborador da casa Pininfarina e já trabalhou para a Ferrari e Moto Guzzi) o responsável pelas novas Flyer. Na Jeanneau, é Vittorio Garroni que assina todos os interiores e, ainda concebeu o novo semi-rígido da Zodiac o N-ZO. Olivier Flahaut, que já tinha diversos trabalhos fora da náutica, é o autor das linhas dos catamarãs da Fountaine-Pajot. Patrick Roséo assina o estilo elegante dos Dufour e colabora na concepção de numerosos outros veleiros.
Entre um Bénéteau Flyer de 16 000 euros e um Super Yacht de 16 000 000 deuros, há possivelmente um mundo. Mas de pouco em pouco com as mesmas assinaturas
Le Spot
Organizar um evento de surf em França de 5 a 14 de Dezembro é pouco usual mas, se esse evento for em Paris, na Porte Versailles ainda mais esquisito será! O Nautic, Salão Náutico de Paris, vai acolher em exclusivo a Nautic Wave no Le Spot, um espaço de animação e entretenimento dedicado ao surf. A Nautic Wave é um novo simulador de onda que cria uma vaga estática onde surfistas profissionais e amadores vão demonstrar as suas aptidões.
O princípio do Contest Nautic Wave é muito simples. Todos os dias a partir das 16.30 uma competição do tipo pro/am se desenrolará sobre a fiscalização de um júri composto por especialistas da modalidade. Ao fim de cada dia será proclamado um vencedor. Uma super-final está programada para Domingo dia 14 e reunirá todos os vencedores diários que competiram ao longo da semana. As inscrições podem ser feitas directamente no local, Hall 1.
Paralelamente e ainda neste espaço de animação, iremos ter um shapper a trabalhar e um espaço dedicado ao wakeboard.
Guia Prático
Datas: de 5 a 14 de Dezembro com abertura ao público a 6.
Dia 5 das 10 h às 19 h dedicado à imprensa e profissionais.
Local: Paris Expo na Porte de Versailles.
Horário: das 10 h às 19 h e no dia 12 até às 22 h.
Preço de bilhete normal: 13 euros.