Nauta Design revela os bastidores do design do novo “navio almirante” da Pardo Yachts

0

O Pardo GT75, o novo “navio almirante” crossover da Pardo Yachts, apresentado no último Cannes Yachting Festival, está disponível em diferentes versões com design externo e interno da Nauta Design.

Pardo GT75 na versão Tender Garage

Na base do design do Pardo GT75 estava o desejo de aproveitar todas as características distintivas do GT52 – elegância, estilo, conforto e desempenho – aprimorando-as para criar um novo “navio almirante” disponível nas versões Tender Garage e Beach, e GT ou T-top (este último completará a linha walkaround Pardo Yachts)”, diz Massimo Gino, co-fundador da Nauta Design em Milão, também responsável pelo design exterior e interior do Pardo GT52. “A ideia era deixar os proprietários vivenciarem o barco como se fosse uma villa à beira-mar”.

O resultado é o Pardo GT75: um emocionante runabout de fim de semana de 23m posicionada entre as linhas Walkaround e Endurance. Espaços e volumes otimizados combinados com soluções estéticas e funcionais, materiais de alta qualidade e ambientes luminosos, garantem conforto a bordo mesmo em cruzeiros de vários dias.

Cabine de proprietário na versão praia

Cabine de proprietário na versão Tender Garage

Garagem para um tender ou praia?
O processo de design começou com a versão Tender Garage, que apresenta um deck de pôpa em cascata de três níveis. Atrás das portas de correr de vidro do salão principal, encontra-se um confortável sofá em forma de C e uma mesa regulável. No nível intermediário, há um grande solário, que se eleva para revelar a garagem do tender abaixo, com espaço para um Williams 380. No nível inferior, um sofá voltado para o mar é integrado entre as escadas, enquanto a plataforma de banho fornece acesso particularmente conveniente para o mar com um transformador e, no convés, dois armários de descarga permitem guardar defensas e outros equipamentos.

Duas ‘asas’ nas amuras abrem-se para baixo para aumentar o espaço para banhos de sol na altura do solário. Elas são altos o suficiente para evitar as ondas e podem ser inclinados conforme desejado para criar um encosto confortável para relaxamento. A mesma solução também é adotada para a versão Beach, onde um bote pode ser acondicionado no convés aberto de pôpa durante a navegação.

Geralmente há dois pontos críticos em ter decks de popa totalmente abertos em barcos deste porte: identificar a posição correta para as entradas de ar para o compartimento do motor e encontrar o espaço de arrumação para móveis independentes quando navegando em alta velocidade” sublinha Gino. “Resolvemos ambos os problemas com uma solução elegante, escondendo as aberturas sob os degraus das alas laterais e adicionando um colchão ideal para banhos de sol; desta forma, os móveis do deck são integrados à estrutura. Além disso, as asas podem ser inclinadas para atuar como encostos.

Uma característica marcante da versão Beach é o painel de vidro deslizante que permite o acesso direto ao convés de pôpa a partir da cabine do proprietário, uma solução que oferece vistas panorâmicas de uma “villa no mar”, geralmente exclusiva de alguns veleiros.

Também aqui havia uma desvantagem potencial”, diz Gino. “Quando os hóspedes estão na praia à pôpa, a privacidade do proprietário pode ser comprometida. Claro, pode-se fechar a porta de vidro deslizante, mas é muito melhor deixá-la aberta quando estiver ancorada. Por isso, posicionamos uma área de relaxamento com sofá em frente às escadas da cabine, com a cama de casal posicionada transversalmente de um lado e atrás de uma cortina de sol: uma solução simples que garante um certo grau de privacidade mesmo com a porta aberta“.

As versões Tender Garage e Beach do Pardo GT75 também têm amplo espaço no deck dianteiro para um sofá em forma de C voltado para a frente e um grande deck.

GT ou T-top?
Um pedido subsequente da Pardo Yachts era ter uma versão T-top aberta do 75 no mesmo espírito do Pardo 50. No entanto, o design modular ditava que todas as versões – Tender Garage e Beach, GT e T-top – fossem baseadas nos mesmos moldes de casco e convés.

No interior, o layout foi pensado para oferecer um elevado grau de flexibilidade e aumentar as opções à disposição do cliente. O layout padrão inclui a cozinha no convés inferior (versão “galley down”) e duas cabines duplas com grandes casas de banho privativas.

Mas há também uma versão ‘galley up’ para uso familiar mais alegre, com espaço no convés inferior para até quatro cabines de hóspedes, todas com casas de banho e chuveiro de boas dimensões, o que é difícil de ter num iate desportivo de luxo com estas dimensões”, acrescenta Gino.

Uma cabine de tripulação para dois é acomodada na secção dianteira com acesso separado ao convés, com casa de banho privativa e chuveiro.

O salão fechado da versão GT está equipado com teto de ripas mas, face aos generosos espaços da ponte, esta solução está mais pensada para a ventilação natural do que para a luminosidade De sol. Ventilação adicional foi projetada acima do painel para garantir uma brisa refrescante no interior durante a navegação.

A decoração interior apresenta folheados de carvalho branco e detalhes em laca combinados com acabamentos naturais. A cobertura de teca dos decks externos continua no salão.

Fazer diferentes versões de um mesmo modelo, capazes de satisfazer as necessidades de diferentes proprietários não é uma tarefa fácil, por isso pedimos à Nauta Design, mestres em propor um design refinado e ao mesmo tempo racional no planeamento do espaço”, diz Gigi Servidati , Presidente e responsável de produto da Cantiere del Pardo. “O estilo do exterior e interior do Pardo GT75 reflete a preferência típica da Nauta por linhas nítidas e limpas, desprovidas de detalhes desnecessários, que respondem perfeitamente ao nosso ADN de design.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta