NATUREZA: Conferência Internacional em Cascais

0

Conservação e Gestão Costeira no Atlântico e Mediterrâneo

A Câmara Municipal de Cascais, a Universidade Nova de Lisboa, a Cascais Atlântico e a Cascais Energia, organizam, de 11 a 14 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), a Conferência Internacional sobre Conservação e Gestão Costeira no Atlântico e Mediterrâneo (ICCCM10).
Este fórum multidisciplinar contará com a presença de oradores nacionais e estrangeiros de renome internacional na área da Gestão Integrada das Zonas Costeiras, para apresentar e debater os mais recentes resultados científicos e técnicos sobre as mudanças globais no litoral.Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e da Cascais Energia e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, salienta que “a realização desta conferência em Cascais reflecte bem o peso que o concelho está a adquirir no universo dos temas relacionado com o mar e zonas costeiras, justificado pelo intenso trabalho que temos vindo a desenvolver nesta matéria ao longo dos últimos anos”. E acrescenta: “Ao abordarmos este tema, pretendemos também reforçar a nossa inteligência territorial, no âmbito de uma estratégica de globalização, com a qual apostamos em factores diferenciadores promotores de uma maior competitividade do município”.
Ao longo da conferência, serão realizadas intervenções sobre Avaliação Ambiental Estratégica em Zonas Costeiras, que incidirão sobre estudos, indicadores, métodos, técnicas e boas práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Serão também abordadas questões relacionadas com o efeito do clima e a regeneração de estuários, correntes e zonas adjacentes, bem como do papel das entidades públicas no tratamento dessas zonas, no painel dedicado à Gestão Integrada das Zonas Costeiras.
O tema Mar focará o ordenamento do espaço marítimo, a legislação aplicável às zonas costeiras, protecção civil, energia dos oceanos, transporte costeiro e poluição marítima.
Viver com a Erosão é outro dos temas, no âmbito do qual serão debatidos os efeitos das tempestades e do uso do solo, bem como indicadores de erosão e propostas de regeneração dos territórios costeiros.
Outro tema é o Turismo e Conservação Costeira, que incidirá sobre o papel do turismo, quer em termos de riscos de erosão, quer em termos do aproveitamento das zonas costeiras e do seu desenvolvimento sustentável.
A par destas intervenções, estão previstos quatro workshops, dedicados aos temas de Energia dos Oceanos, Capacidade de Carga das Zonas Costeiras, Aquacultura e Requalificação de Ribeiras Costeiras. No decorrer da conferência, a EUCC – The Marine & Coastal Union apresentará os resultados finais do projecto europeu “Conscience”.
No âmbito deste evento, o Estoril acolherá ainda a 1ª Edição da “Nova Escola do Mar e Zonas Costeiras”, que decorrerá nos dias 16 e 17 de Abril estando previstos os seguintes cursos: Gestão de Praias, Ordenamento do Espaço Marítimo, Gestão de Risco, Restauração Ecológica em Zonas Costeiras, Agenda 21, Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica em Zonas Costeiras.
A ocasião constituirá uma oportunidade única para a partilha de experiências, conhecimentos e contactos entre investigadores, quadros técnicos e empresários de várias partes do mundo sobre todos os tópicos relacionados com o estudo das zonas costeiras.
Mais informações em http://icccm.dcea.fct.unl.pt. Inscrições até 31 de Março de 2010 através do site. Depois dessa data, no próprio local da conferência.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta