Lançado no final do mês de maio, o Hub Azul Dealroom é a primeira plataforma digital concebida para mapear dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, PMEs e investidores. Já estão registadas na plataforma 1.045 startups (das quais 800 com capital levantado), perto de 1.200 investidores e mais de 100 grandes empresas. O website da plataforma mostra 1.631 rondas de financiamento.
O Hub Azul Dealroom é a plataforma digital de internacionalização global da Economia Azul de Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano (Cluster da Economia Azul de Portugal), em articulação com o Conselho de Gestão Estratégica presidido pela Direção-Geral de Política Marítima do Ministério da Economia e Mar de Portugal. O Hub Azul Dealroom é financiado pelo Next Generation EU Fund – Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.
No seu discurso, António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano, frisou a importância das competências (em detrimento dos recursos), como motor de crescimento do país, reforçando a “oportunidade única” para “atrair novos investidores, dar acesso a novos produtos financeiros e a diferentes formas de financiamento, criando condições para o desenvolvimento da economia do mar”.
No âmbito do evento de lançamento do Hub Azul Dealroom, que teve lugar na Gare Marítima de Alcântara, o Fórum Oceano assinou protocolos de cooperação com a Administração do Porto de Lisboa, a Caixa Geral de Depósitos, a StartUp Portugal e o EuroNext Lisbon, bem como memorandos de entendimento com a Katapult Ocean e o BlueInvest Plataform. Fonte: Fórum Oceano