O construtor espanhol Narwhal tem vindo a marcar uma posição no mercado nacional através da colaboração com a Yamaha Motor Portugal. Este fabricante de embarcações semi-rígidas pautua a sua actuação por conceber modelos de barcos robustos e com uma boa capacidade de navegação.
O modelo 550 HD insere-se na gama profissional deste construtor espanhol e que se caracteriza por possuírem uma grande capacidade de carga, amplo espaço interior e uma boa resistência. Possuiu uma laminação reforçada de casco e convés, tratando-se de uma só peça e insubmersível. Por outro lado temos o grande diâmetro dos flutuadores que permite uma maior estabilidade e segurança a bordo.
A concepção deste modelo para uma utilização mais profissional origina que o convés venha de origem completamente limpo. É o utilizador que em função da sua actividade e necessidade que irá conceber o lay-out do convés. A versão standard, está equipada com as bandas laterais anti-choque, pagaia com croque, guia de passa cabos à proa, válvulas de supressão, guia de passa cabos, cofre de proa, bomba de enchimento e kit de reparação. O modelo por nós experimentado estava equipado com uma série de extras como é o caso da consola central (1 425 ) com banco à frente e medindo 149 cm x 79 cm x 98 cm complementada por um banco duplo (1 135) para piloto e co-piloto com cofre no seu interior.
As características do conjunto comprimento e potência instalada permitem uma utilização para quem possui apenas a Carta de Marinheiro.
O interior
Como já havíamos referido o lay-out interior é da responsabilidade do utilizador e o construtor possui uma vasta gama de acessórios ao nível das consolas, bancos e arcos de luzes.
A versão por nós experimentada vinha equipada com uma ampla e envolvente consola central equipada com um pára-brisas que abrigava por completo os dois ocupantes. Na parte da frente possui um banco basculante que dá acesso ao compartimento onde fica fixado o depósito de combustível. Ainda na frente temos o acesso ao interior da consola para a realização de todas as montagens eléctricas. O banco duplo possui uma inclinação confortável para uma navegação sentada e dá apoio às pernas quando navegamos de pé. No seu interior mais um amplo espaço de arrumo para a palamenta.
Ao nível do convés e visto este modelo ser para uma utilização mais profissional, o construtor optou pela aplicação de um anti-derrapante funcional mas sem grande preocupação estética.
À proa temos mais um cofre para arrumos onde é colocado o ferro e o kit de reparação.
A navegar
A navegação é um dos pontos fortes deste modelo da Narwhal. O motor de 60 Cv é mais do que suficiente para que o conjunto, com dois adultos a bordo e com mar sem ondulação, plane em 2,50 segundos e chegue à velocidade máxima de 26 nós em apenas 24,15 segundos. A entrega de potência é progressiva e muito suave e, mesmo na velocidade máxima o conjunto mantém uma estabilidade digna de realce. O comportamento dinâmico é interessante com a passagem pela onda a ser realizada com grande suavidade e em curvas mais apertadas o conjunto mantém uma resposta neutra sem qualquer reacção brusca. A configuração do casco permite que às 3100 rpm e a 10 nós de velocidade o conjunto se mantenha a planar.
Ao nível do conforto e segurança a bordo quando navegamos, este conjunto mostrou ter argumentos. O varão em inox que contorna a consola é muito prático para o piloto e co-piloto se segurarem e possui rigidez suficiente para aguentar tensões fortes. Para quem navega sentado nos flutuadores, os inúmeros pontos de apoio ao longo dos mesmos são mais do que suficientes para uma pessoa se segurar.
O motor
O motor Yamaha F60 com que experimentámos este modelo possuiu a potência recomendada pelo construtor. O sistema EFI de injecção de combustível electrónica, o alternador de elevada potência que permite obter uma potência extra no arranque, o sistema de prevenção de arranque com o motor engrenado, o power trim e tilt de maior amplitude, são algumas das características desta nova unidade da Yamaha. O F60 possuiu 4 cilindros em linha, 996 cc de cilindrada e pesa cerca de 110 kg.
Esta nova unidade da Yamaha acaba por proporcionar um conforto a bordo pela baixa emissão sonora e uma diminuição dos custos com o combustível devido ao consumo ser mais moderado.
Ficha técnica
Modelo: 550 HD
Origem: Espanha
Construtor: Narwhal
Comprimento: 5,50 m
Comprimento interior: 4,06 m
Largura: 2,30 m
Largura interior: 1,20 m
Diâmetro dos flutuadores: 0,52 m
N. de câmaras: 5 + 1
Lotação: 13
Peso: 250 kg
Motorização aconselhada: 60 Cv
Preço do conjunto: 18 145
Comercialização: Yamaha Motor de Portugal (Tel. 214 722 100)
Medições
3100 rpm / 10 nós
3500 rpm / 14 nós
4000 rpm / 20 nós
4500 rpm / 25 nós
5000 rpm / 28 nós
6000 rpm / 29,3 nós
Arranque 2,50 s
Mínimo a planar 3100 rpm / 10 nós
Ao pormenor
Comprimento 5,50 m
Peso 250 kg
Motor Yamaha F60 Cv
Preço 18 145
Velocidade máx. 26 nós