O Museu Marítimo de Ílhavo comemora o 87.º aniversário, no dia 8 de agosto, com uma programação que se estende até ao dia 10 de agosto. Esta data será assinalada com a inauguração de uma exposição temporária, a apresentação do projeto de comunidade e uma oficina dirigida às famílias.
O aniversário do Museu será marcado pela inauguração da exposição temporária “Entre a Ria e o Mar – Costa Nova do Prado”, pelas 16h00, na Sala da Pintura do Museu Marítimo de Ílhavo. Esta reúne um conjunto de obras de arte de diversos artistas nacionais – pintores e escultores – desde meados do século XX até à atualidade. A forma como interpretaram as paisagens da Costa Nova do Prado serve de mote à apresentação desta exposição. Desta coleção fazem parte as duas pinturas a óleo, que a Associação dos Amigos do Museu (AMI) oferece no âmbito do 87.º aniversário do Museu.
O projeto “Céu Salgado”, da companhia Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, terá uma apresentação prévia a 8 e 9 de agosto na Costa Nova do Prado, pelas 21h30. No dia 10 de agosto será, então, a apresentação final deste projeto, pelas 16h00 no Museu Marítimo de Ílhavo. Céu Salgado é um projeto de comunidade que envolveu, nos meses de julho e agosto, as crianças, os jovens e os adultos, na manipulação de marionetas de ventos em forma de animais marinhos, para alertar sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.
A pensar nas famílias, irá decorrer uma oficina, a 10 de agosto, pelas 10h00, no Museu Marítimo de Ílhavo. A exposição temporária “As {11} Vidas da Ria: Pescador de Bacalhau e Mulher das Secas”, servirá de mote para a realização desta oficina para famílias, destinada a crianças dos 6 aos 10 anos.
No dia do aniversário do Museu, 8 de agosto, é dia aberto no Museu Marítimo de Ílhavo, no Navio-Museu Santo André e no Centro de Religiosidade Marítima.