Museu Marítimo de Barcelona: Treze minutos sem respirar debaixo d’água

0

O Museu Marítimo de Barcelona dedica uma exposição aos Sama-Bajau, a única raça humana especificamente adaptada ao mar.
A exposição Sama-bajau. Nomads of the Sea apresenta peças da coleção MMB das Filipinas.
O Museu Marítimo de Barcelona inaugura a exposição Sama-bajau hoje, dia 23 de novembro. Nómadas do mar , dedicados a uma cultura única pela sua adaptação à vida marinha.

A comunidade Sama-Bajau vive no Mar de Sulu, entre as Filipinas, a Indonésia e a Malásia, e é a única raça humana especificamente adaptada ao mar . Eles só desembarcam para negociar, construir barcos ou enterrar seus mortos. Há milénios, os seus antepassados ​​especializaram-se na exploração de recursos marinhos. Os Sama-Bajau são uma comunidade piscatória especializada e desenvolveram a capacidade de gerir estes recursos ao longo dos séculos, sem os esgotar. Agora têm de se adaptar a uma realidade diferente devido à geopolítica, aos conflitos e à discriminação.

Estudos recentes mostraram que o baço dos Sama-Bajaus é muito maior do que o dos povos que vivem na terra circundante. Isso lhes permite acumular oxigênio e aguentar até treze minutos sem respirar , enquanto descem para pescar até setenta metros de profundidade.

O Museu Marítimo de Barcelona possui em suas coleções diversos objetos das Filipinas. Entre estes objetos destacam -se duas peças feitas no século XIX e que chegaram a Barcelona em 1899 : a vinta e o b angka , dois barcos tradicionais filipinos feitos de um único tronco, barcos inventados há dezenas de milhares de anos que nos referimos ao origens da navegação e da construção naval. Na exposição podemos ainda encontrar maquetes de barcos, mapas, um barómetro… Através destas peças e fotografias, o Museu Marítimo dedica esta exposição monográfica aos Sama-Bajau.

A exposição oferecerá visitas guiadas para pessoas com diversidade funcional e visitas guiadas para crianças em idade escolar.

A exposição é inaugurada amanhã, quinta-feira, 23 de novembro, e contará com a presença da Cônsul Geral da República das Filipinas em Barcelona, ​​​​Maria Theresa SM Lazaro; o diretor geral do Museu Marítimo, Dr. Enric Garcia e o curador da exposição e chefe da área de Coleções e Conhecimento do MMB, Pere Izquierdo Tugas. O evento acolhe a cerimónia de entrega da vela de la vinta , pelas autoridades filipinas.

Sama-bajau Os nómadas do mar poderão ser visitados de 24 de novembro a 17 de março de 2024 no espaço Mirador do MMB, das 10h00 às 20h00. A entrada é gratuita.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta