Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso apresentará a atividade “Ser Nazaré”, dinamizada por Mariana Silva Santos.
No período da manhã, participe nas 2 Visitas Guiadas ao Museu Dr. Joaquim Manso centradas no traje tradicional da Nazaré, um património que vai passando de geração em geração e que ainda hoje é usado no dia-a-dia por muitas nazarenas.
Os participantes irão conhecer as características do traje de trabalho masculino e feminino, salientando-se o seu carácter simultaneamente funcional e agasalhador adequado à faina marítima.
O colorido decorativo dos aventais e “cachenés” e as “7 saias” das mulheres animam os dias de festa, quando a Nazaré vibra com os cantares e as danças do seu folclore.
No final da visita, os participantes são convidados a tirar uma fotografia, “entrando” numa das pinturas de Abílio de Mattos e Silva, um artista que estudou e representou pormenorizadamente o traje tradicional da Nazaré.
Esta atividade é dinamizada por Mariana Silva Santos, no âmbito da sua PAP do 12º Ano do Curso de Turismo da ETEO – Escola Técnica e Empresarial do Oeste.
“Ser Nazaré” vai levá-lo na maré. Mergulhe na história e na cultura da Nazaré!
Data: 18 de abril
Horário: 10h30; 11h30
Local: Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré