Considerando as fortes pressões exercidas pelas espécies exóticas invasoras no estado de conservação do leito e margens do Rio Lima, o Município de Ponte de Lima aprovou uma intervenção que visa a restauração ecológica do meio, através da eliminação de espécies invasoras, e subsequente criação de condições para a instalação/recuperação das comunidades autóctones.
Adjudicada pelo valor de 455.799,22 €, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, a empreitada de “Controlo de Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas no Rio Lima” resulta de uma candidatura ao Portugal 2020 – POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e vai abranger uma área de 86,34 ha, nas freguesias de Arca e Ponte de Lima; Arcozelo; Ribeira; Brandara; Refóios do Lima; Gemieira e Gandra.
Com os pareceres positivos da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza de Florestas. I.P., a empreitada contempla a remoção mecânica e manual de espécies exóticas invasoras aquáticas, e posterior transporte da biomassa para destino final.
A empreitada cujo início se prevê ainda neste mês, compreende um prazo de execução de 150 dias.
Município de Ponte de Lima investe 455 mil euros em intervenção de 86 hectares para Controlo de Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas no Rio Lima
0
Partilhe