A Administração do Porto de Lisboa (APL) e o Município da Moita estão agora ligados por um protocolo de cedência de equipamento flutuante de forma que ambas as entidades colaborem no desenvolvimento e valorização da frente ribeirinha do concelho e consequentemente no bem-estar das comunidades locais.
A APL compromete-se a ceder vários equipamentos ao Município da Moita, e este irá proceder a uma requalificação da zona envolvente à parcela anteriormente ocupada pelo denominado estaleiro “Batista & Irmãos”.
António Caracol, vogal do Conselho de Administração da APL mostra-se entusiasmado com esta parceria. “Esta é uma simbiose quase perfeita em que a APL cede equipamentos que não estavam a ser utilizados e das quais não previa a sua utilização a curto prazo, portanto percebendo que havia esta necessidade por parte do concelho da Moita, foi identificado, visitado, percebeu-se que eram adequados. Agora precisam de ser transportados, instalados e eventualmente algumas manutenções. Para a APL isto é bom porque há aqui uma estrutura na Moita que não temos conseguido rentabilizar e, com a ajuda do Município, melhorando as acessibilidades vai ser possível, até que viaturas de maior porte possam lá chegar. Isto é bom para a APL mas também para o Município porque vai permitir dinamizar a economia local até criando postos de trabalho”, assume o representante da APL.
Felizes com este protocolo ficaram, também, os clubes náuticos do concelho, nomeadamente o Clube Náutico Moitense, o Beira Mar Náutica, a Associação Naval Sarilhense e a Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense Amigos do Mar, sendo que representantes de dois destes clubes marcaram presença na assinatura deste protocolo.