A MSC Cruzeiros baptizou no passado sábado, dia 9 de Novembro, o MSC Grandiosa, o seu mais recente e ambientalmente mais avançado navio emblemático, na cidade de Hamburgo, na quarta e última noite de comemorações no Porto Azul.
Trata-se de uma recepção extraordinária para um navio extraordinário. Projectado para garantir emissões de ar ainda mais limpas e melhorar o desempenho ambiental geral tanto no mar como em terra, o MSC Grandiosa está equipado com tecnologias avançadas de última geração e estabelece um novo padrão de sustentabilidade no mar.
A bordo, viajantes de todas as idades e gostos encontrarão várias novidades emocionantes à sua espera, incluindo:
– Dois novos espectáculos originais do Cirque du Soleil at Sea, exclusivos para os hóspedes da MSC Cruzeiros
– Uma Promenade ao estilo Mediterrâneo com 93 metros de comprimento, repleto de lojas e restaurantes internacionais
– Uma experiência de belas artes imersiva com gravuras da série Danse Dessin de Edgar Degas
– Áreas dedicadas para crianças projectadas em parceria com a Chicco e a LEGO
– A primeira assistente virtual do mundo a bordo de um cruzeiro digital – a ZOE – em todos os camarotes
Desde que chegou a Hamburgo, no dia 6 de novembro, o MSC Grandiosa foi o tema e a estrela de um espectáculo imersivo de luzes no Porto Azul da cidade alemã. As espectaculares instalações de luz do reconhecido artista Michael Batz banharam o porto em tons de azul a fazer lembrar o mar, como forma de simbolizar o compromisso de longa data da MSC Cruzeiros com o oceano. Além disso, a impressionante silhueta do MSC Grandiosa brilhou ao lado da famosa Elbphilharmonie nas margens do Rio Elba.
A tradicional cerimónia de nomeação realizou-se em diferentes locais do navio e os procedimentos estiveram a cargo da talentosa actriz, apresentadora de televisão, modelo e cantora Michelle Hunziker, ao lado do apresentador de televisão e actor Jochen Schropp, um dos mais famosos artistas na Alemanha.
As festividades não pararam por aí – uma “MSC Village” criada propositadamente para este dia nas margens do Rio Elba levou as celebrações para terra firme, acolhendo 5 mil habitantes locais para que estes pudessem experienciar o baptismo com música ao vivo e food trucks. Os convidados juntaram-se ao popular casal da televisão alemã Annemarie e Wayne Carpendale, que foram os apresentadores e anfitriões da noite.
O principal espectáculo da noite ocorreu quando o MSC Grandiosa passou pela Elbphilharmonie, enquanto um espectáculo especial de luzes iluminou o edifício e o navio. A estrela da noite esteve no centro do Rio Elba no momento em que a Madrinha Sophia Loren nomeou oficialmente o seu 15º navio da MSC Cruzeiros, ao que se seguiu uma exibição comemorativa de fogos de artifício. O MSC Grandiosa passou depois por uma deslumbrante porta azul no seu regresso ao cais, simbolizando a entrada do novo navio no mundo.
Os hóspedes a bordo puderam desfrutar de um menu gourmet de quatro pratos, criado pelo conhecido Chef Alemão com 3 estrelas Michelin, Harald Wohlfahrt, para o Jantar de Gala. O menu para os viajantes começou com uma salada fria de caranguejo rei com coulis de crustáceos e caviar imperial ou um napoleão de galinha da Guiné com quenelle de gengibre e maçã, geleia de Riesling e brioche. De seguida, foi apresentado o tradicional prato alemão, “Maultasche” – macarrão recheado com trufas de inverno e molho pistou. Para prato principal, os convidados poderiam optar entre rodovalho assado no forno em fumet de açafrão e mexilhão e mistura de vegetais e duo de lombo de vitela e bochecha assada, couve lombarda, cenoura caramelizada e molho de ervas assadas. Para terminar esta festa gourmet, os convidados escolheram entre um parfait de pistáchio com granitado de laranja e cocktail de frutas exóticas e uma torta de chocolate com pêras caramelizadas e gelado de baunilha-mascarpone.
Os viajantes dançaram a noite toda na Galleria Grandiosa, a deslumbrante Promenade de estilo mediterrânico com 93 metros de comprimento, onde se apresentaram o popular DJ alemão Mousse T. e a cantora britânica Emma Lanford.
O MSC Grandiosa iniciará os seus cruzeiros regulares de 7 noites no Mediterrâneo Ocidental a partir de 23 de novembro, com seis portos de embarque em Génova e Civitavecchia, em Itália; Palermo, na Sicília; Valetta, em Malta; Barcelona, em Espanha e Marselha, em França.
Cuidados ambientais
O MSC Grandiosa e 10 outros navios da frota de 17 navios da MSC Cruzeiros estão actualmente equipados para emissões mais limpas com o sistema híbrido EGCS, que remove 97% do dióxido de enxofre da exaustão do navio. Os outros seis navios da Companhia serão modernizados com esta tecnologia até ao final de 2021 e até então usarão combustíveis com baixo teor de enxofre e estarão sempre em conformidade com os mais rigorosos regulamentos marítimos, tanto os novos como os já existentes.
O MSC Grandiosa é o primeiro de três navios Meraviglia-Plus a integrar a frota da MSC Cruzeiros, ao qual se seguirá o MSC Virtuosa, em 2020, e o primeiro navio da Classe World movido a LNG, o MSC Europa, em 2022. É o quinto novo navio da MSC Cruzeiros a ser inaugurado nos últimos 30 meses e faz parte do plano da Companhia de construir um total de 13 navios de cruzeiro altamente inovadores e ambientalmente preparados entre 2017 e 2027, além de outros quatro que irão operar sob uma marca segmento de luxo, que será ainda nomeada.
A Classe World é o sexto novo protótipo desenvolvido pela MSC Cruzeiros. Os navios serão caracterizados por uma arquitectura revolucionária, desempenho ambiental e um design especialmente desenvolvido para uma melhor eficiência energética, incluindo um arco recto para melhorar ainda mais a estabilidade do navio e proporcionar ainda maior conforto aos viajantes.
Especificações ambientais do MSC Grandiosa:
Design Geral e de Eficiência Energética do casco: Menos 28% de combustível, em comparação com os navios da Classe Fantasia (que começaram a navegar entre 2008-2013), o que representa uma redução de 255 kg de CO2 por passageiro por cruzeiro.
Hidrodinâmica: design optimizado das hélices e Azipods e propulsores de última geração.
Sistema Híbrido de Limpeza de Gases de Exaustão (EGCS): Menos 97% de óxido de enxofre através de um sistema que opera em circuito fechado.
Sistema de Redução Catalítica Selectiva: Menos 80% de óxido de nitrogénio através de tecnologia de controlo de emissões activas.
Energia do cais para o navio: totalmente apto a ligar-se à rede eléctrica local para reduzir as emissões do navio, enquanto este está no porto.
Gestão avançada de resíduos sólidos: sistemas abrangentes para reduzir, reciclar e reutilizar todos os resíduos a bordo.
Sistema de tratamento da água do lastro: um sistema para evitar a invasão de espécies indesejadas através da água do lastro.
Sistema Avançado de Tratamento de Águas Residuais: este sistema trata as águas residuais a um nível mais elevado do que o que acontece na maioria das cidades em todo o mundo.
Sistema inteligente de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC): dois ciclos de recuperação do aquecimento para redistribuir inteligentemente o calor e o frio da lavandaria e dos espaços das máquinas para aquecer as piscinas ou outras partes do navio.
Optimização do caimento: um software para monitorizar e optimizar o caimento, a estabilidade do navio, em tempo real. Esta tecnologia oferece suporte aos oficiais do navio para manter o caimento da embarcação optimizada, de forma a reduzir o consumo de combustível e optimizar o seu desempenho.
Poupança de energia através da iluminação por LED: todos os navios da MSC Cruzeiros utilizam LEDs e lâmpadas fluorescentes de eficiência energética.
Pintura do casco: os cascos de todos os navios da MSC Cruzeiros são revestidos com tintas especiais que respeitam o meio ambiente e que impedem o crescimento de algas e organismos marinhos para reduzir significativamente o aderência.
Características técnicas
Nome do navio: MSC Grandiosa | Classe: Meraviglia-plus | Data de entrega: 31 Outubro 2019 | Arqueação bruta: 181,000 GT | Capacidade em camas baixas: 4 842 | Total passageiros: 6 334 | Tripulação: 1 704 | Número de camarotes: 2 421 | Comprimento/Largura/Altura: 331,43 m / 43 m / 65 m | Velocidade máxima: 22.3 nós