Está aberta a época da lampreia em Tomar. De 10 de fevereiro a 11 de março, realiza-se a 19.ª edição da Mostra da Lampreia na cidade templária. 24 restaurantes e pastelarias aderentes vão receber esta iniciativa gastronómica que é uma oportunidade única para degustar receitas singulares, feitas do saber e da experiência acumulados ao longo de séculos.
Ao longo de um mês, os apreciadores encontram à mesa várias especialidades tradicionais, como a Lampreia à Bordalesa ou o Arroz de Lampreia, mas também propostas mais alternativas, como o Paté de Lampreia com algas ou a Tagine de Lampreia com mexilhão e feijão. Para acompanhar, não faltam os vinhos da região.
A mostra gastronómica não ficaria completa sem a doçaria conventual, ex-libris da cidade templária. Lampreia de Ovos, São Bentinhos de Lampreia, Castanhas de Ovos, Pimpinelas, Beijinhos de Lampreia são algumas das delícias que é obrigatório provar.
Respeitando o ciclo de vida e a desova da lampreia, os espaços de restauração do concelho de Tomar rendem-se aos paladares intensos que a confeção desta iguaria de caráter sazonal proporciona. De notar ainda que esta tradição é secular, uma vez que já na época medieval este era um petisco afamado em Tomar.
A XIX Mostra da Lampreia decorre de 10 de fevereiro a 11 de março, aos fins de semana e no feriado municipal (1 de março), e é um momento muito aguardado pelos apreciadores da iguaria. Esta é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com os 13 restaurantes e as 11 pastelarias aderentes.