O Montargil Ski & Wake by Nautique reuniu no último fim de semana (24 e 25 de agosto) a elite portuguesa do Ski Náutico e do Wakeboard. Cinco dezenas de atletas, entre jovens, consagrados e veteranos, mostraram toda a espectacularidade destes desportos náuticos – brindando o público com exibições de perícia e manobras de cortar a respiração sobre as águas.
Foi um fim de semana (24 e 25 de agosto) em cheio para os amantes dos desportos náuticos – com o Montargil Ski & Wake a mobilizar cerca de cinco dezenas de atletas para uma competição que se revelou extremamente disputada. Numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM – entidade que tutela no nosso país as duas disciplinas), Nautique Portugal e Associação Portuguesa de Wake (APW) o evento assinalou o regresso dos dois desportos às paisagens clássicas da albufeira da barragem de Montargil, no Alentejo.
No caso do Ski Náutico, estava em causa a disputa da segunda etapa do Torneio Nacional. Francisco Rodrigues, de 26 anos, acabou por dominar na categoria rainha (Open Masculinos) – depois de arrasar a concorrência a contornar três boias a 58 km/hora (com um cabo de 12 metros). O atleta da Water Ski Academy reforçou assim a sua liderança na competição: “Estou muito feliz e motivado para a última etapa do torneio, que vou ter o prazer de disputar em casa!”.
No Wakeboard, a competição pontuou para o Circuito Nacional (segunda etapa). Bernardo Branco, de 23 anos, acabou por ser o protagonista da jornada na classe rainha (Open Masculinos): “Na primeira passagem da final garanti a vitória com um conjunto de mortais com rotação de 360 graus. Tudo o que veio a seguir foi a somar”. O atleta da Seleção Nacional lidera o ranking e aposta na vitória do circuito, que termina em setembro em Castelo do Bode.
Vasco Trindade, da FPM, faz o balanço do “Montargil Ski & Wake by Nautique”: “Foi muito bom regressar a Montargil e neste momento podemos já adiantar que está garantido o regresso a estas paisagens no próximo ano. É um palco com excelentes condições para a prática do Ski Náutico e do Wakeboard que vale a pena aproveitar”.