A Exposição “Mar de Plástico” inaugura, no dia 19 de novembro, pelas 9:30h, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros. A mostra, patente até 27 de março de 2019, aborda a problemática dos resíduos de plástico nos Oceanos e é organizada pela campanha “Ocean Action” do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
A exposição utiliza ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico, objetos artísticos e elementos multimédia. A entrada é feita através de um corredor de objetos de plástico por onde os visitantes têm que passar de forma a sentirem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. Mais à frente encontra-se um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objetos de uso diário, recolhidos nas ações de limpeza de praias realizadas nesta campanha. Estes objetos estão organizados e etiquetados como se de um supermercado se tratasse, onde se pode visualizar a data de validade e o tempo de vida esperado de cada objeto no mar, que, em alguns casos, ultrapassa os 500 anos.
Há ainda zonas para visionamento de vídeos, jogos lúdico-pedagógicos e um espaço para exposição dos trabalhos premiados do concurso “Poluição do Oceano”, organizado pela Campanha “Ocean Action” para escolas a nível nacional.
A mostra pode ser visitada pelo público em geral aos sábados, das 14.30h às 18:00h.