Mira Ria 800 Fisher

0

Texto e fotos: Vasco de Melo Gonçalves

Foi durante a realização do Salão de Barcelona que tomei o primeiro contacto com o modelo 800 Fisher do construtor português Mira Ria. O impacto que deixou na altura, não foi mau visto os responsáveis pelo estaleiro terem apostado na concepção e construção de qualidade a um preço muito competitivo, dentro do seu segmento. Essa boa imagem foi concretizada com diversas encomendas apesar da quebra do mercado espanhol provocada pela crise económica internacional.


O mercado nacional também tem reagido positivamente a esta novidade.
O modelo 800 Fisher está a competir num segmento de mercado competitivo e onde os principais construtores mundiais estão presentes como são os casos: Altair 7.50 com motorização interior; Rodman 810 com motorização interior; Starfisher 780 com motorização interior; San Remo 750 Fisher com motor fora de borda; Shiren 23 Fisher com motor fora de borda e Dipol 750 CP.


A relação preço / qualidade é o grande trunfo do estaleiro Mira Ria e assumido desde do primeiro dia. Vamos ver se o mercado corresponde a estas pretensões numa época tão adversa como a que vivemos.
O modelo que tivemos a oportunidade de experimentar na ria de Aveiro estava equipado com um motor Suzuki de 225 Cv a quatro tempos. A escolha da marca Suzuki é estratégica para o construtor mas, está preparado para equipar o 800 Fisher com qualquer outra marca de motores fora de borda.
O Suzuki DF225 insere-se na gama alta do fabricante japonês e que se caracteriza por uma boa relação preço / qualidade. Trata-se de um V6 de 3.6 litros muito leve, compacto e tecnologicamente avançado.


Numa análise final, o 800 Fisher é um barco que irá conquistar o mercado pelo seu preço não acrescentando nada de novo ao nível do desigm e concepção. O lay-out interior é clássico com uma nota positiva para a segunda cabina que é bastante espaçosa. Quanto à navegação e, tendo em conta que realizámos a nossa prova na ria, pareceu-me um barco equilibrado. A motorização de 225 Cv deverá ser a mínima a ser instalada pois o barco é muito volumoso e com uma tripulação mais numerosa é capaz de ter alguma dificuldade.

A NAVEGAR


O 800 Fisher estava amarrado na doca da Gafanha da Encarnação. Trata-se de uma infra-estrutura relativamente estreita que deu para verificar a capacidade de manobra da embarcação. O vento norte que se fazia sentir criaram algum problema ao conjunto visto este modelo possuir umas obras mortas muito volumosas. A ausência de um segundo motor dificulta a manobra mas nada que não seja colmatado pela tripulação que deverá estar mais atenta para evitar qualquer estrago.

Um ponto importante é a boa visibilidade que o piloto tem do posto de pilotagem e a sua ergonomia. Complementarmente a posição de condução é boa quer de pé como sentado. Ao nível da navegação não há muito a apontar, o conjunto manobra bem notando-se uma certa lentidão a sair da água devido ao passo do hélice ou à falta de potência. A entrega de potência é progressiva e a velocidade máxima que consegui atingir (com três adultos a bordo e contra o vento) foi de 33 nós às 5400 rpm.


O motor Suzuki DF 225 é um V6 de dupla árvore de cames, com quatro válvulas por cilindro, incorpora uma série de vantagens tecnológicas a funcionar conjuntamente. Possui 3614 cm3 de cilindrada e a injecção electrónica de combustível Sequencial Multi-ponto é monitorizada por um processador de 32 bit que mantém o sistema de injecção sempre afinado com precisão. A par com este sistema uma ignição directa proporciona uma faísca mais viva com menos interveniência electrónica. Além disso, este motor oferece uma superior economia de combustível, conformidade com o padrão de emissões EURO 1.

INTERIORES


É muito agradável a sensação que temos quando entramos a bordo do 800 Fisher devido à abundância de luz, a um pé direito elevado e ao grande espaço.
São vários os pontos fortes deste modelo. Em primeiro lugar um salão espaçoso com um espaço para estar, a bombordo, composto por dois sofás e mesa rebatível. A estibordo temos o posto de pilotagem e uma cozinha de apoio completa composta por fogão, lavatório e frigorífico.


Num nível inferior da embarcação temos a cabina principal com uma pequena cabina complementar. Este espaço permite que durmam três pessoas em conforto. A luminosidade neste espaço também é boa e o pé-direito é de cerca de 2 m. A casa de banho é independente e espaçosa, possui uma vigia e está equipada com duche mas sem grande capacidade para arrumos.

A decoração assenta em tons claros sendo que os tecidos também acompanham essa tendência. O recurso a madeiras claras para mobiliário e painéis ajuda na criação de um ambiente leve e descontraído.

Ficha técnica
Modelo 800 Fisher
Origem Portugal
Construtor Mira Ria
Comprimento 8,00 m
Boca 2,94 m
Calado 0,47 m
Peso c/motor 2250 kg
Potência máxima 300 Cv
Motorização Suzuki DF225
Preço conjunto +/- 42 354€
Comercialização Mira Ria


Ficha do motor
Modelo DF225
Origem Japão
Fabricante Suzuki
Cilindrada 3 614cc
Cilindros V6
Peso 263 kg

Medições
Ralenti 600 rpm / 4,2 nós
1000 rpm / 5,8 nós
2000 rpm / 8,6 nós
3000 rpm / 12,6 nós
4000 rpm / 24,2 nós
5000 rpm / 31,1 nós
5400 rpm / 33 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta