A governante pretendeu conhecer o funcionamento do maior porto nacional em carga movimentada.
O Porto de Sines recebeu, no dia 20 de junho, a visita da Ministra das Infraestruturas e Economia do Mar de Cabo Verde, Sara Lopes, com o objetivo de conhecer o funcionamento desta infraestrutura portuária, com especial destaque para o Terminal XXI e para a JUP Janela Única Portuária, numa altura em que este país lusófono está a desenvolver o projeto de um porto de águas profundas.
Recorde-se que os portos cabo-verdianos adquiriram, recentemente, o sistema informático JUP desenvolvido pelo Porto de Sines, em conjunto com os portos de Leixões e Lisboa, com o objetivo de aumentar a eficiência das suas infraestruturas portuárias, através da simplificação e desmaterialização dos procedimentos administrativos.
A governante mostrou ainda o maior interesse na evolução da JUP para a Janela Única Logística (JUL), que alarga o âmbito deste sistema aos operadores de transporte terrestre e aos portos secos, garantindo assim uma gestão total e integrada da informação, um processo já com aplicação prática no Porto de Sines.
Durante a reunião com a Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, Lídia Sequeira, foram discutidos os fatores que determinam a missão e vocação de um porto. Neste sentido, foram abordados temas como a importância da localização geográfica e das características físicas dos portos, as infraestruturas e os equipamentos existentes para a operação portuária, a especialização e flexibilidade da mão-de-obra, assim como a necessidade de ter sistemas de informação que permitam um rápido despacho dos navios e das mercadorias.
Ministra das Infraestruturas e Economia do Mar de Cabo Verde em Porto de Sines
0
Partilhe