Miguel Martinho: Testa na Turquia nova classe olímpica

0

 O windsurfista portimonense Miguel Martinho encontra-se neste momento na Turquia, a competir e a preparar-se para lutar por uma participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Martinho, que representa o Clube Naval de Portimão (CNP), beneficia de um protocolo recentemente celebrado entre Câmara Municipal de Portimão e CNP, relacionado com o Projecto de Integração Olímpica, o primeiro passo no desenvolvimento da nova classe Neil Pryde RS: X, que substitui a classe Mistral no figurino das Olimpíadas.Esta nova classe tem grandes condições de sucesso entre nós, não só pelas condições que a Baía Portimão/Lagos apresenta para a prática da modalidade, como também devido ao elevado número de praticantes que, motivados pelo desempenho de Miguel Martinho na Formula Windsurfing, realizam actividade desportiva no CNP.
O objectivo do projecto, a curto prazo, é proporcionar condições de treino e participação em competições internacionais de apuramento ao nosso representante, como sucede neste momento na Turquia, que permitam a sua integração no lote restrito de atletas olímpicos.
A médio e longo prazo, visa-se o desenvolvimento da prática da classe Neil Pryde RS: X e da Vela em geral, nas vertentes competitiva e de lazer; a criação de bases para que esta Baía possa ser uma referência ao nível da Vela de Competição; e, finalmente, a alteração do estilo de vida sedentário que caracteriza a população local, em especial a juventude.


O equipamento Neil Pryde RS: X é monótipo, não permitindo escolha de tamanho da vela em função das características físicas dos atletas. Por outro lado, o peso do material a utilizar, bem como os limites mínimos de vento (três nós) para a realização de provas, beneficiam atletas com peso ente os 60 e os 80 quilos, ao contrário da Formula Windsurfing, mais indicada para praticantes com mais de 80 quilos.
Refira-se que o peso de Miguel Martinho varia entre os 72 e os 75 quilos, o que lhe proporciona excelentes condições para atingir classificações que permitam a sua integração no Projecto Olímpico Pequim 2008.

No protocolo agora celebrado entre CNP e autarquia, a percentagem de ambos os apoios será igual, sendo que o Clube disponibiliza uma embarcação para treino de Martinho. De resto, todo o material adquirido ao abrigo deste projecto será propriedade do CNP, de forma a possibilitar o desenvolvimento da nova classe Neil Pryde RS: X, logo que o atleta deixe de necessitar do mesmo.

A equipa que está a trabalhar com Miguel Martinho diligencia neste momento no sentido de procurar apoios e patrocínios, junto de entidades públicas das áreas do turismo e do desporto, bem como de entidades privadas que se identifiquem com os objectivos do projecto, que desta forma poderá ser melhorado no sentido de aumentar a publicidade e divulgação do mesmo.

Em termos de investimentos, realce para a aquisição de material para a classe em causa, entre pranchas, velas, mastros, retrancas e outros acessórios, assim como as despesas inerentes às deslocações do atleta, treinador José Alfredo Rodrigues, e respectivo material para as provas de apuramento para o Projecto Olímpico (eventos de grau 1 da ISAF, Campeonatos Europeu e Mundial) e os honorários do treinador.
No total, o orçamento ascende aos 37 mil euros, dos quais 22 mil euros comparticipados pela Câmara Municipal de Portimão. Compete ao CNP administrar essa verba.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta