O Merry Fisher 725 HB possui um visual moderno. |
O conceito de barco destinado a uma utilização em pesca / passeio está muito ligado à indústria naval francesa. A Jeanneau é uma digna representante deste conceito que tem a expressão máxima na gama Merry Fisher da qual faz parte o modelo 725 que é a novidade da gama para 2008.
O conceito deste barco está longe de gerar unanimidade perante os utilizadores mais, para aqueles que se dedicam exclusivamente à pesca. Para eles, este tipo de modelo possui demasiados requintes sem qualquer finalidade prática para a sua actividade. Mas, para os
A zona da proa é de fácil acesso e segura para trabalhar. |
pescadores não tão radicais, o conforto é importante para quando realizam o passeio em família. Os grandes construtores estão atentos a estas sensibilidades e criaram uma solução de compromisso bastante inteligente e que acaba por agradar a estes dois universos de utilizadores. Concebem um barco numa versão base (despida de qualquer extra) e, depois, em função das necessidades do utilizador criaram diferentes packs de equipamento (no caso da Jeanneau temos o Cruzeiro e o Conforto). Desta forma quem está interessado na simplicidade não é obrigado a pagar extras que não lhe interessam para nada.
As passagens laterais possuem uma dimensão razoável. |
A Jeanneau, em Portugal, tem uma parceria com a Yamaha para fornecimento de motores. O modelo que experimentei estava equipado com um motor fora de borda a 4 tempos, o F150. É a potência máxima admitida pelo construtor e que demonstrou ser suficiente.
Ao nível da construção e concepção do barco notei algumas deficiências nos acabamentos, especialmente nas madeiras. No que diz respeito à concepção, a grande maioria dos construtores quer colocar tudo no espaço reduzido e, no caso do Merry Fisher, isto acontece um pouco com casa de banho de reduzidas dimensões e com alguma dificuldade de acesso. Mas, no geral, o modelo é bem conseguido e a polivalência de utilização o seu grande trunfo.
A disposição do poço é ao gosto do cliente. |
Como o Merry Fisher 725 é um barco vocacionado para a pesca desportiva criámos um pacote de Electrónica Ideal composto por uma Sonda/GPS/Plotter Raymarine A60; um rádio de VHF Raymarine RAY49E; uma antena de VHF Glomex RA106GRPPB6135 e, a finalizar, um sempre útil piloto automático Raymarine S1000. O valor total pacote, comercializado pela Nautiradar, é de 2.395,04 + IVA ( 2.898,00).
A Jeanneau, em Portugal, está equipada com motores fora de borda Yamaha. |
A Navegar
O rio Sado foi o nosso palco para o contacto com o Merry Fisher 725 HB equipado com um motor Yamaha F150.
As condições de mar estavam as ideais para desfrutar de um passeio em total calmaria. Com quatro adultos a bordo saímos da doca das Fontainhas sem qualquer problema visto o barco possuir uma boa capacidade de manobra, mesmo em espaços reduzidos entre pontões. Rumámos para Oeste para realizar as fotografias e as medições de velocidade. Realmente, esta zona composta pelo rio Sado, Sesimbra e Tróia, é de uma beleza pouco comum e um local privilegiado para a navegação.
Já com algum tempo de navegação, a uma velocidade moderada, iniciámos as nossas medições de velocidade. O conjunto, com quatro adultos a bordo, plana em 2,76 segundos e, atinge as 5000 rpm em 8,86 s e a fazer 22 nós de velocidade.
Aspecto do porão do poço com acesso ao depósito de combustível. |
Como já referi as condições do mar e climatéricas sem ondas e sem vento – eram boas para um passeio mas, são um pouco limitativas para ficarmos com uma ideia mais aprofundada sobre as qualidades de navegação do barco. Mesmo assim, o Merry Fisher 725 deixou uma boa impressão, denotando uma boa capacidade de manobra e uma resposta fácil a todas as exigências do piloto. O posto de pilotagem é confortável tanto para a condução de pé ou sentada. O amplo pára-brisas e as janelas laterais proporcionam um bom campo de visão a quem está a pilotar aumentando, desta forma, a segurança a bordo.
Ao motor Yamaha F150 pouco há a apontar. Trata-se de uma unidade já com provas dadas que pareceu ser mais do que suficiente para este modelo de barco. A entrega de potência faz-se de uma forma suave e progressiva notando-se, contudo e neste caso, que nas rotações máximas poderíamos ter um pouco mais de velocidade. Teria sido interessante experimentar o barco com outra hélice.
A zona de estar tem uma utilização polivalente. |
Interior
O interior possui duas zonas distintas, na parte superior temos toda a zona social composta por posto de pilotagem com banco amovível, sala composta por dois sofás paralelos e com uma mesa (pode ser transformado em mais uma cama) e uma pequena cozinha de apoio com fogão e lavatório. Nas versões que experimentámos, o barco estava equipado com um tecto de abrir que é um opcional e que faz parte do pack cruzeiro (2 990) bem como os bancos do poço, kit de almofadas e solário mais mesa.
Do posto de pilotagem temos uma visão panorâmica. |
No espaço inferior temos a casa de banho independente (com acesso não muito fácil) com lavatório e WC químico e uma cabina com diversos espaços para arrumos equipada com um alboi e uma vigia lateral.
O lay-out deste modelo é de uma concepção simples ao nível da circulação a bordo mas, talvez, com soluções a mais para um espaço interior tão reduzido.
Ficha técnica
Modelo Merry Fisher 725 HB
Origem França
Construtor Jeanneau
Comprimento 7,15 m
Boca 2,75 m
Calado 0,60 m
Peso 1 850 kg
Capacidade de combustível 200 L
Capacidade de água 100 L
Motorização Yamaha F150
Potência máx. 150 Cv
Lotação 8
Importador Nautiser / Centronautico
Preço do conjunto 67 500
Preço do barco s/extras e motor 27 225
A cozinha de apoio é bastante completa. | ||
A transformação dos dois bancos em mais uma cama. |
Ficha motor
Modelo F150
Origem Japão
Fabricante Yamaha
Potência 150 Cv
Cilindrada 2 670 cm³
Nº. de cilindros 4 em linha
Carburação Injecção electrónica de combustível
Peso 214 kg
Medições
A planar em 2,76 s
Minimo a planar 3200 rpm / 10,6 s
3500 rpm / 14 nós
4000 rpm / 19 nós
4500 rpm / 24 nós
5000 rpm / 28,5 nós
5400 rpm / 31,7 nós