MCP Global Exp 68, a capacidade da indústria brasileira

0

No início de Agosto, o mais novo MCP Global Exp 68 de nome SHA, foi lançado às águas e já se encontra atracado na marina da MCP para um período de testes e provas de mar.

O Global Exp 68
A motivação dos engenheiros Damien Chaves e Manoel Chaves, duas gerações de velejadores apaixonados pelo mar, é a criação de um conceito de Yacht sustentável, que possa proporcionar conforto e segurança para navegação em todos os mares do planeta.
O Global Exp 68 reúne tudo isso: O conforto, sofisticação e segurança de um MCP Yacht com o espírito dos velejadores aventureiros.
O casco em alumínio naval (liga 5083 H116 – material certificado pelo Lloyd’s Register de Londres) é extremamente leve e robusto, infinitamente durável, não é inflamável, não absorve água e possui rigidez até 10 vezes superior à um casco de fibra de vidro com o mesmo peso agregado. Marcenaria inteligente, com estruturas de material compósito de baixa densidade garantem leveza e colaboram com o alto desempenho deste super veleiro.
Impecavelmente construído para ir além, o Global EXP 68 é líder absoluto na categoria de veleiros de cruzeiro (no Brasil e no Mundo) nos requisitos de alta performance, capacidade de armazenamento de água e combustível, número e volume de camarotes e na relação peso/rigidez de seu casco de alumínio.
Um projeto genuinamente brasileiro e impecavelmente projetado pela equipa técnica da MCP Yachts.

Ao pormenor
Área técnica da proa
Um espaço de trabalho perfeito – Área de arrumação de ferramentas concebida para trabalhos e manutenção da embarcação.

Camarote suite de pôpa
Tamanho o espaço que poderia muito bem ser considerado como cabine master em qualquer veleiro deste porte. Janela na casa de banho, teto do living e janelas laterais que proporcionam grande luminosidade e uma visão externa privilegiada.

Área técnica de eletrónica
Uma área com ventilação controlada reservada aos componentes eletrónicos de navegação, carregadores de bateria e sistemas de monitorização. O intuito é de garantir um ambiente ideal para a conservação dos equipamentos mais delicados do seu barco. Facilidade de acesso e manutenção, longevidade para todos os componentes.

Raised salon com pilot house
Navegação tranquila em climas inóspitos. O Raised Salon permite a inclusão de um Pilot House no conforto e calor do salão principal, com vista panorâmica para o mar e comandos de piloto automático, eletrónicos de navegação, manete de motor e guincho de âncora.

Cockpit e Doghouse
O cockpit é central, o que estrategicamente proporciona amplidão imbatível no camarote de popa e faz bom uso do volume abaixo do cockpit para delinear uma casa de máquinas espaçosa, estanque e totalmente isolada acusticamente. Todas as adriças e escotas são acessíveis e manobráveis no interior do cockpit. O doghouse rígido dispensa a fragilidade e baixa durabilidade das capotas. Toda a superestrutura de alta leveza e rigidez permitem acesso integral e confortável à retranca.

Quilha retrátil pivotante
O mecanismo retrátil hidráulico ocupa pouquíssimo espaço do interior. O acesso é facilitado por cima no estrado do salão, e pelas laterais nas paredes dos camarotes de meia nau. A quilha retraída proporciona calado mínimo de 1,9 m e garante proteção ao conjunto propulsivo e lemes. O sistema possui grande robustez mecânica, hidráulica e estrutural, projetado para ampliar a segurança na aproximação de regiões de baixo calado e para garantir excelente estabilidade e desempenho com o conjunto em posição quando totalmente baixado.

Camarotes de meia nau
Essa montagem inovadora, confere ao Global Exp quantidade imbatível de suites e volume de camarotes. Têm vista privilegiada para o mar, contemplam espaçosas camas de casal, armários volumosos, sofás e casas de banho privativas. Com acesso social e entrada/saída possibilitada pela escotilha/janela lateral, estes aconchegantes camarotes podem também serem aplicados como área para tripulação.

Casa de máquinas
Mais um diferencial neste projeto, a casa de máquinas tem muito espaço e pé direito único para um veleiro deste porte. Com acesso lateral por uma porta estanque de atracadores manuais, esta área é totalmente isolada com estanqueidade garantida por anteparas estruturais consolidadas ao casco. Ventilação e exaustão dotada e isolamento térmico e acústico não inflamável proporcionam navegação e vivência a bordo silenciosa e segura.

Camarote suite de popa
Com pé direito de até 2,30 metros, este camarote master possui mesa de escritório, sofá, diversos e espaçosos armários e uma enorme casa de banho. Na sua antepara estanque de ré, uma grande janela proporciona vista integral para o mar com a plataforma de acesso na pôpa rebaixada.

Ficha técnica
Comprimento de casco (sem o gurupés): 20,80 m | Boca máxima: 5,50 m | Comprimento de linha d’água: 20,80 m | Calado: mín. 1,9 m – máx. 4,15 m | Material do casco: Alumínio 5083 H116 |
Material do casario: Alumínio/Composite | Deslocamento leve: 30.9 ton (inclui lastro) | Deslocamento carregado: 38.1 ton (inclui lastro) | Capacidade de combustível diesel: 2 640 litros |
Capacidade de água doce: 2 370 litros | Motorização: Yanmar 4LV 195HP + 2 manetes eletrónicas |
Gerador: Cumins Onan 220V 17.5 kW | Sistema de Piloto Automático: Simrad | Aquecedor de água 220VAC e através de troca de calor com o motor | Quilha pivotante – Swing Keel / Material: AISI 304 L – 9ton | Sistema carregador/inversor de baterias: Victron | Banco de baterias de lítio | Construtor: MCP Yachts

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta