![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento140813/abertura.jpg)
O novo sistema de sobrevivência da mcmurdo, S20 teve a sua apresentação ao mercado no passado mês de Fevereiro. O SRS S20 é um dispositivo pessoal de AIS que é usado no colete salva-vidas, é ativado a partir do deslize da tecla de segurança e retirando a cobertura da antena. A unidade muito leve e compacta envia mensagem de alerta, a posição de GPS e um código especial de identificação diretamente para um recetor de AIS num raio de aproximadamente 4 milhas. Uma luz LED em flash ajuda a que a localização durante a noite seja facilitada.
Um recetor de GPS integrado de elevada precisão – que atualiza a cada 60 segundos assegura a correta informação que é transmitida por este equipamento. A partir dos dados de localização, distância e direção, os membros da tripulação e recetores AIS na vizinhança recebem toda a informação que precisam para localizar a pessoa que se encontra em dificuldades e acelerando assim o socorro da mesma. A S20 transmite continuamente por uma período de 24 horas e estanque até 5 metros de profundidade.
![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento140813/01.jpg)
Também os desportistas confiam neste sistema e todos os membros da equipa do trimaran Tritium Racing que participou em Julho na regata Transpacific Yacht levaram consigo uma unidade Smartfind S20. O objetivo desta prova era ultrapassar o recorde de 5 dias, 9 horas, 18 minutos e 26 segundos pelo percurso de 2 225 milhas náuticas entre Los Angeles e Honolulu. Esta prova teve o seu início em 1906 e acontece a cada 2 anos.
De acordo com Bill Eastwood da Mcmurdo “A segurança dos tripulantes é prioritária neste tipo de regata offshore. A S20 está estudada para ser um dispositivo de AIS pessoal e de localização rápida permitindo um resgate célere na situação de Homem ao Mar”.
Para mais informações contacte o importador: Nautiradar / www.nautiradar.pt / geral@nautiradar.pt