Mathias Berthet assume liderança

0

2016 Optiworlds. Vilamoura, Portugal -  © Matias CapizzanoO norueguês Mathias Berthet é o novo líder do Campeonato do Mundo da Classe Optimist, depois de cumpridas as duas primeiras regatas de finais. Na prova, que domingo termina em Vilamoura, o português Guilherme Cavaco subiu ao 14º lugar.
Os 255 velejadores de 59 países presentes em águas algarvias cumpriram hoje as duas primeiras regatas de finais, com as frotas divididas em Ouro, Prata, Bronze e Esmeralda. O vento soprou do quadrante Sul com 6 a 8 nós de intensidade.
O norueguês Mathias Berthet esteve em grande destaque destronando o suíço Max Wallenberg da liderança que detinha desde o início da competição. O velejador nórdico tem seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado Muhammad Fauzi Kaman Shah, da Malásia e dez do helvético, que baixou à terceira posição.
Também no sector feminino houve mudança no comando. A dinamarquesa Helena Wolff está agora na frente (24ª da geral), a maltesa Victoria Schultheis ocupa o segundo lugar (28ª da geral) e a espanhola Alba Trigo mantém o 3º posto (33ª da geral). A portuguesa Beatriz Gago continua 5ª classificada entre as meninas mas ascendeu a 49ª da tabela classificativa.
Quanto aos restantes velejadores nacionais, Guilherme Cavaco continua a realizar um excelente Mundial, hoje foi 13º e 20º nas duas disputadas e ascendeu ao 14º lugar do Grupo de Ouro. Filipe Egipto está em 17º no grupo de prata, enquanto no grupo de bronze Manuel Ramos é 2º e Diogo Sampaio está na 11ª posição.
Amanhã disputam-se mais duas regatas com início agendado para o meio-dia.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta