MarSea 80: Um modelo versátil – Diversão pura

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A navegar
O MarSea foi, para mim, o modelo mais completo neste conjunto de cinco barcos em análise. Este modelo conseguiu conciliar um bom aspecto visual com uma boa performance.
Nas nossas medições o MarSea 80 planou em 1,95 segundos e foi o mais rápido de todos. Ao nível da velocidade máxima atingimos os 28,3 nós às 6000 rpm e, neste campo, foi um dos mais modestos.
A navegar o conjunto demonstrou qualidades suficientes para ser um dos meus eleitos. O conforto a bordo é uma realidade com o piloto e co-piloto bem sentados no banco duplo situado junto ao painel de popa e bem protegidos pela consola. Para o resto da tripulação temos o banco situado na frente da consola ou mesmo os flutuadores. Ao nível da condução tanto a posição sentada como a de pé são boas para conduzir a embarcação, a consola proporciona uma boa protecção e possui suficientes pontos de apoio para as questões de segurança.
Quanto ao navegar o MarSea 80 consegue conciliar o conforto com a performance. É um barco fácil de conduzir sem reacções estranhas e com um navegar suave. A uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 20,5 nós e às 4500 rpm podemos realizar qualquer tipo de manobra sem colocar em risco os ocupantes. O que notámos, em quase todos os modelos com a excepção do Hydrosport, foi a sensibilidade à distribuição de pesos a bordo. A tendência dos construtores colocarem as consolas muito atrás, para ganharem espaço à proa, tornam os conjuntos muito sensíveis à distribuição de pesos (não nos devemos esquecer que o motor está atrás bem como o depósito de combustível e o piloto).


Interior
A concepção interior do MarSea 80 é toda ela pensada para uma utilização em passeio. À proa temos dois cofres que ocupam grande parte da zona e que podem levar um colchão e transformar o espaço num solário. O banco existente na parte da frente da consola é, também ele, incorporado neste espaço de estar.
A consola está implementada a estibordo e está bem conseguida ao nível da ergonomia e funcionalidade. Os comandos estão implantados no lado exterior o que deixa espaço suficiente na consola para instalação de manómetros e outros equipamentos suplementares.
Ao longo dos flutuadores temos diversas pegas e à proa uma peça em fibra com uma roldana para o cabo da âncora não raspar no flutuador.
Ao nível do fabrico o construtor mantém um processo artesanal recorrendo a materiais de qualidade como é o caso do tecido para os flutuadores em Neoprene / Hypalon da Orca.


Ficha técnica
Modelo MarSea 80
Comprimento 4,90 m
Comprimento Interior 4,05 m
Boca 2,13 m
Largura interior 1,15 m
Ø do flutuador 0,40 m
Nº. de câmaras 5
Peso s/motor 195 kg
Lotação 8
Motorização máx. 65 Cv
Motorização rcd. 50 Cv
Preço do conjunto +/- 19 000€
Comercialização Luis Chagas

Medições
A planar 1,95 s
Mínimo a planar 3000 rpm / 9 nós
3500 rpm / 13,9 nós
4000 rpm / 17,5 nós
4500 rpm / 20,5 nós
5000 rpm / 23 nós
5500 rpm / 27 nós
6000 rpm / 28,3 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta