Mariah 22 Slimited: Um modelo para navegar com a família

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A marca Mariah faz parte daquelas empresas independentes norte-americanas que se dedicam à construção de barcos a motor. A oferta de modelos é homogénea notando-se contudo que não “arriscam” muito nos desenhos dos barcos preferindo manter-se num desenho clássico e tradicional. É uma estratégia que tem vindo a dar resultados em todos os países onde estão representados e, para além, desta imagem conseguem produzir embarcações com uma boa relação qualidade / preço. O ano de 2009 irá marcar a vida do estaleiro pois, será pela primeira vez que irão produzir modelos acima dos 25 pés e, ainda do modelo RX181.
O modelo que tivemos a oportunidade de experimentar – o 22 Limited – pertence à gama de modelos de proa aberta e tem 6,10 m de comprimento. Trata-se de um modelo dedicado a todos aqueles que pretendem ter um barco polivalente ao nível da utilização, fácil de transportar e colocar na água e que não querem gastar mais de 30 000 euros na aquisição.


A circulação a bordo faz-se sem qualquer dificuldade tendo o modelo uma grande capacidade de arrumação.

Numa análise à utilização, a Mariah concebeu um barco extremamente simples ao nível do lay-out que permite uma boa circulação a bordo para uma lotação de 6 adultos. A relação casco / potência permite ao proprietário encarar a prática de desportos náuticos como é o caso de ski.
A dimensão de 6,10 m de comprimento por 2,50 m de boca permite que o 22 SLimited seja rebocável e facilmente colocado na água. Estas características possibilitam uma economia em lugar na marina e aumenta os locais de navegação (existe uma certa tendência de as pessoas só navegarem nos locais onde têm o barco atracado).
A componente preço é bem importante na hora da decisão de compra de um barco. O Mariah 22SLimited ao não ultrapassar a barreira dos 30 000 euros posiciona-se muito bem no ranking dos modelos deste segmento. Este preço atractivo tem duas razões de ser, por um lado temos a baixa do Dólar e por outro, uma política do importador em Portugal que privilegia a venda em quantidade.
Por último uma referência ao motor Mercruiser 4.3 MPI com 220 Cv de potência que demonstrou estar ao nível do barco e num segmento de potência mais do que suficiente para uma utilização normal do barco.


O Mariah 22 SLimited tem um navegar suave e a montagem do bimini pouco afecta o rendimento do barco.

A NAVEGAR
Apesar das aparências o Mariah 22 SLimited não é um barco para iniciados no sentido literal do termo. A relação casco / potência exige alguma prática e conhecimento para se obter o melhor rendimento do conjunto e as sensações de prazer de navegação. Este modelo é “divertido” por ser muito manobrável, leve e transmitir confiança ao piloto.
O local de navegação foi no rio Arade, junto ao resort Boca do Rio onde barco estava atracado. A manobra neste modelo, dentro da marina, é realizada com facilidade mesmo com uma corrente forte que se fazia sentir na altura.


Com três adultos a bordo planamos com facilidade e preparamo-nos para realizar as medições de velocidade. O motor tem a melhor resposta entre as 4000 rpm e as 4500 rpm onde atingimos velocidades na ordem dos 39 nós. A entrega de potência no Mercruiser 4.3 MPI é feita de uma forma suave e silenciosa. A resposta do casco está ao nível do motor pois, temos sempre um controlo total sobre a embarcação mesmo, quando curvamos em velocidade. O barco agarra-se bem, é previsível e o seu comportamento não tem reacções estranhas. Quando levámos o conjunto à velocidade máxima – 40,3 nós – o barco tem um comportamento irrepreensível mas, é necessário uma afinação constante da posição do trim do motor. Temos a sensação que quase não temos contacto com a água mas, contudo, o barco responde bem ás solicitações de mudança de direcção devido ao casco em V com 19º. Notámos que a direcção, neste barco, está muito desmultiplicada o que obrigava a uma mão-de-obra suplementar quando queríamos curvar. A navegação com o bimini montado não influencia muito o comportamento do barco.
No que diz respeito ao conforto a bordo em navegação, ele é de bom nível pois o motor não faz muito barulho e o mobiliário é de qualidade.
Ao nível da ergonomia, o posto de pilotagem tem uma nota positiva quer na condução de pé como sentado. Os comandos encontram-se bem posicionados bem como o manómetro no painel de instrumentos e, o campo visual é bom mesmo com o pára-brisas.


INTERIOR
Tudo no sítio certo
Num modelo que não sendo inovador cumpre com os objectivos
A funcionalidade é uma das principais características neste modelo da Mariah. Não apresentando grandes inovações, este 22 pés encerra uma concepção clássica de embarcação de proa aberta: uma zona de estar à proa separada pelo pára-brisas e a zona do poço com dois bancos simples e um banco triplo junto ao painel de popa.
Ao nível da capacidade de arrumação, o Mariah 22 SLimited possui diversos espaços de arrumos distribuídos por zonas distintas do barco. À proa e por debaixo dos bancos temos cofres e um espaço para colocar gelo. A meio do barco temos um amplo porão com capacidade para arrumar a palamenta e skis.
A circulação a bordo é boa. E uma nota positiva para a plataforma de banhos que possui uma boa dimensão e é funcional e ainda, para o espaço situado sobre o compartimento do motor que serve de solário e é confortável para se estar.


Ficha técnica
Modelo 22 SLimited
Construtor Mariah
Origem USA
Comprimento 6,10 m
Boca 2,50 m
Peso 1 315 kg
Capacidade de combustível 144 L
Lotação 10
Potência max. 260 Cv
Potência 220 Cv
Motorização Mercruiser 4.3 MPI
Preço 29 999 Euros
Importador Atlântic Master


Ficha do motor
Modelo 4.3 MPI
Origem USA
Fabricante Mercruiser
Potência 220 Cv
Cilindros V6
Peso 393 kg
Comercialização Touron Portugal

Medições
Ralenti 800 rpm / 3,4 nós
2000 rpm / 6,7 nós
2500 rpm / 16,3 nós
3000 rpm / 23,6 nós
3500 rpm / 29 nós
4000 rpm / 34,7 nós
4500 rpm / 39 nós
4800 rpm / 40 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta