“Manitou”, “Sagittarius” e “Mida” venceram a fase Toscana do Panerai Classic Yachts Challenge

0

Panerai Classic Yacht Challenge 2015 Argentario Sailing Week 2015 Ph: Guido Cantini /Sea&See.comO antigo veleiro do Presidente J.F. Kennedy, “Manitou”, também entrou para a História do Argentario Sailing Week e leva para casa um dos relógios desenvolvidos pela Officine Panerai.
A 16.ª edição do Argentario Sailing Week e segunda etapa do Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge 2015concluiu-se em Porto Santo Stefano no domingo, 21 de junho, com a vitória de “Manitou” na categoria Vintage, a de “Sagittarius” na Clássica e do “Mida” no Espírito de Tradição. Os três veleiros vencedores foram presenteados com um relógio da Officine Paneraipela marca de alta relojoaria desportiva florentina que tem sido o patrocinador do evento que é considerado o principal circuito mundial de vela clássica nos últimos onze anos.
Cerca de 40 veleiros históricos juntaram-se para o evento na Toscana, o berço da marca Panerai que foi criada em Florença em 1860. Concluíram com êxito as três regatas agendadas com um tempo ensolarado de verão com ventes entre os 7 e 12 nós. Organizado com o apoio técnico do Yacht Club Santo Stefano, as espetaculares e renhidas competições foram realizadas ao longo de cursos triangulares no Golfo de Talamone.
“Manitou”, o vencedor da categoria Vintage, é uma escuna bermudense construída nos Estados Unidos, em 1937, desenhada pelo gabinete Sparkman & Stephens. Tem participado nos eventos Panerai desde 2011 e foi, em tempos, conhecido como a “Casa Branca flutuante” porque o Presidente J.F. Kennedy costumava nela velejar nas suas férias de verão. Venceu concorrentes de prestígio, tais como os dois nova-iorquinos “Chinook” e “Rowdy” de 40 pés, ambos construídos em 1916, e o Q-Class Leonor de 1925. “Manitou” também venceu o “The Olin Stephens II Centennial Cup”, prémio conferido pela AIVE, a Associação Italiana de Vela de Época, e concedido aos veleiros desenhados pelo grande Americano que participou em três eventos recentes ligados à vela clássica.
O saveiro bermudense, “Sagittarius”, lançado em 1971 e concebido por Sparkman & Stephens, levou consigo o relógio Panerai por ter vencido na categoria Clássico, mas foi no “Challeng of Challenge” que mais brilhou. Trata-se de um novo desafio que opõe dois veleiros da mesma categoria sem penalidades, handicaps ou protestos. O confronto no Argentario foi entre “Sagittarius” e “Naïf” (1973), que revelou ser uma luta renhida na qual os dois veleiros trocaram de posições várias vezes com apenas uns metros de distância. No final, porém, foi o “Sagittarius” que precedia “Naïf” ao atravessar a linha de chegada por apenas alguns segundos, levando a medalha de ouro atribuída pela Officine Panerai. A equipagem de “Naïf,” por ter perdido, também teve de oferecer bebidas à da “Sagittarius”.
“Mida” é outro saveiro bermudense. Com 10,38 metros, foi construído perto de Veneza, em 1977, sendo concebido por Swede Peter Norlin. Famoso por ter pertencido ao velejador solitário Simone Bianchetti, venceu a regata na categoria Espírito de Tradição à frente de dois Wiannos presentes, Pyxis e Wind & Wine.
Também se encontravam dois Big Boats, em Santo Stefano, “Hallowe’en” e “Xarifa” de 25 metros, de 1926, uma escuna bermudense de três mastros, construída em 1927. Esta última ofereceu um espetáculo deslumbrante, por ter competido com mais de 1000 metros quadrados de vela.
Os vencedores dos grupos individuais com base no SPM (Segundos por Milha: uma classificação que estabelece por quantos segundos por milha o tempo real que deve ser deduzido de cada barco para obter o tempo de handicap correto para, assim, estabelecer o ranking) foram “Manitou” (SPM<150) e “Cholita” (SPM>150) na categoria Vintage e “Il Moro di Venezia” (SPM<145) e “Sagittarius” (SPM>145) na Clássica.
Panerai Classic Yacht Challenge 2015 Argentario Sailing Week 2015 Ph: Guido Cantini /Sea&See.comO Argentario Sailing Week 2015 foi o terceiro de nove eventos organizados pela Officine Panerai no mundo, neste ano. Além das etapas do Circuito Mediterrâneo que decorrem entre junho e setembro, em França, Itália e Espanha, haverá também três eventos no Circuito Norte Americano (Marblehead, Nantucket e Newport) em agosto, na Costa Leste. O calendário PCYC completa-se com a prova de Antigua, decorrida em abril, e a Cowes Sailing Week, que se desenrola entre 18 e 25 de julho, nas águas históricas da Ilha de Wight, em Inglaterra.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta