A Lusben concluiu a ambiciosa reforma do M / Y “FFA”, um super iate projetado por Inace Yachts e entregue ao proprietário em 2012.
As obras, iniciadas em novembro de 2019, envolveram mudanças estruturais importantes, começando pelo comprimento do casco, que foi alongado dos 36,7 metros iniciais para quase 47 metros. Toda a estrutura do iate foi devidamente redesenhada para garantir um aumento do espaço de bordo com uma melhoria decisiva para o conforto dos hóspedes e tripulantes e um aumento substancial da autonomia de navegação.
O iate “Far Far Away”, construído pelo estaleiro brasileiro Inace Yachts em 2012, foi entregue à Lusben em novembro de 2019 com o pedido de algumas intervenções estruturais, como o inovador projeto de alongamento do casco. O resultado é um aumento do tamanho original de 36,7 metros para um total de 46,9 metros, a partir de um conjunto inteligente de procedimentos: a inserção de um módulo de 8 metros a meia nau; o alongamento da plataforma de popa em 1,5m; e o alongamento do bolbo dianteiro em cerca de 1,50 m. A inserção do módulo, operação efetuada pela equipa de carpintaria da Lusben, envolveu a reconstrução completa de todos os sistemas de bordo de água sanitária, gasóleo, elétrico e segurança, além do fornecimento e instalação de uma nova porta estanque, integrados o sistema de gestão existente.
Entre as intervenções mais importantes concluídas há poucos dias, estiveram a adição de câmaras frigoríficas de 9 metros quadrados, um depósito de água doce de 5 000 litros e dois depósitos de gasóleo de 15 000 litros cada – para uma capacidade total de gasóleo de 90 000 litros, face aos 52 000 litros iniciais, a inclusão de uma lavandaria de 9 metros quadrados, a substituição das bússolas giratórias por satélite e uma mecânica, a adição de uma câmara de imagem térmica para visão noturna, o reforço de anteparas estanques e o acréscimo de uma porta estanque, a instalação de dois novos geradores 99Kw CAT, a instalação de um sistema 60Kw Stern Thrusters (2), a atualização do 90Kw Bow Thruster, a instalação de um novo sistema de ar condicionado com 4 compressores e finalmente um novo sistema técnico de monitorização de carregamento e transferência de combustível diesel. Além disso, a “FFA” passou por uma repintura total do casco e da super-estrutura, a instalação de todo o equipamento eletrónico de navegação, a transformação de 4 casas de banho dos hóspedes e a transformação da lavandaria original numa arrecadação.
Graças a essas e muitas outras modificações, que exigiram 14 meses de trabalho, a autonomia da M / Y “FFA” quase duplicou – atingindo 8 000 milhas náuticas.
Uma consequência dessas intervenções foi a obtenção da dupla certificação do iate, que pode ser realizada tanto para uso particular como comercial.
A extensão do casco evidentemente também implicou um aumento decisivo de volume, que afetou principalmente a área de dormir, com uma ampliação das cabines e uma evolução dos 10 convidados originais em cinco cabines e 8 tripulantes para os atuais 12 convidados (no âmbito Comercial certificação) e 15 convidados (em certificação privada) em sete cabines e 8/9 tripulantes.