De 14 a 16 de Setembro disputou-se em Sanxenxo, Espanha, o Campeonato de Espanha de Catamarãs, inserido no prestigiado evento de Vela El Corte Inglês Master organizado pelo Real Club Nautico de Sanxenxo.De Portugal responderam ao evento pelo 4º ano consecutivo equipas da Classe Formula 18. A expectativa era grande, uma vez que os mais importantes títulos de Espanha eram detidos por equipas portuguesas, o campeonato e a copa.
Apresentaram-se a competição cerca de 70 catamarãs de várias classes, sendo a Formula 18 a mais numerosa com 30 equipas. Algumas tripulações olímpicas e já algumas equipas a prepararem a sua campanha para o RIO 2016, apresentando-se me competição com equipas mistas.
O evento reúne excelentes condições em terra e uma boa comissão de regatas que coordenou de forma exemplar as entradas e saídas das classes para a água.
Realizaram-se 7 regatas sob condições difíceis. Vento fraco, com algumas variações e um percurso mais curto do que habitual, não davam qualquer chance para a menor distração.
Das cinco equipas portuguesas em prova, três estiveram na luta pelos lugares de destaque, Luís Santos-Pedro Agrafos, António Santos-Fernando Faneco e Pedro Vilela-João Gonzaga. Com maiores dificuldades de adaptação às condições estiveram Gustavo Quintela-Gonçalo Rebelo e Duarte Areosa- Francisco Areosa.
No final das contas Luís Santos e Pedro Agrafos, apesar de não terem atingido o objetivo de revalidar o título, conseguiram um brilhante 2º lugar, seguidos de perto por António Santos-Fernando Faneco com um 5º lugar, Pedro Vilela-João Gonzaga com um 8º, Gustavo Quintela-Gonçalo Rebelo com um 17º e Duarte Areosa-Francisco Areosa com um 21º.
Luís Santos e Pedro Agrafos, Team BetterTech 1-Bicasco
0
Partilhe