Lowrance Electronics, Inc. – Origem

0

Copyright © Náutica Press

A Lowrance Electronics, concebe, fabrica e vende GPS, Sondas e instrumentos para a Aviação sendo em Portugal representada pela empresa Nautiradar.
A sua origem remonta ao ano de 1957, no Missouri.


Carl Lowrance

O seu fundador Carl Lowrance, pescador ávido e com uma natureza inquisidora, partilhava esta paixão com os seus dois filhos Darrell (actual CEO) e Arlen que foram dos primeiros mergulhadores em águas interiores, tendo sido esta actividade que lhes trouxe grandes conhecimentos sobre peixes e os seus habitats.

Tornou-se óbvio para esta família que era fundamental para os pescadores terem um instrumento que mostrasse os locais onde deveriam concentrar os seus esforços de pesca.
Desta necessidade surgiu a primeira concepção duma sonda de alta-frequência transistorizada e vocacionada para a pesca desportiva. Esta primeira unidade teve em conta os seguintes requisitos: ser portátil, compacta, leve, conter as próprias baterias e não ser muito cara.
O advento dos transístores nos produtos electrónicos de grande consumo teve um papel muito importante na concepção desta unidade.
Só para termos uma ideia, no ano de 1957 sondas comerciais eram vendidas a mais de 2000 dólares. A primeira unidade Lowrance custava menos de 150 dólares.


“Little Green Box”

Após algumas tentativas falhadas de produção em série, a família Lowrance decidiu criar as condições para serem os próprios fabricantes deste produto e assim manterem os padrões de qualidade que pretendiam e os níveis de quantidade que satisfizessem a procura.
Adquiriram um velho armazém e construíram uma fábrica a partir do zero. Em Novembro de 1959 a empresa introduziu a primeira “Little Green Box”, uma sonda portátil que rapidamente se transformou na sonda mais popular do mundo. Entre 1959 e 1984 foram construídas mais de um milhão de unidades.

Em 1964 foi o ano da mudança para Tulsa, no Oklahoma e a produção teve início num espaço alugado. Em simultâneo uma grande acção de promoção foi levada a efeito com o objectivo de incrementar as vendas, a investigação e desenvolvimento tecnológico dos produtos.
Os barcos aumentaram de tamanho e tornaram-se mais potentes. Velocidades mais elevadas equivaliam a novos desenhos de transdutores. Em 1965 a Lowrance introduziu as primeiras sondas e transdutores capazes de performances a alta velocidade.
Uma nova fábrica foi construída em 1971 e um novo anexo feito em 1974. À medida que a empresa crescia aumentou a sua reputação com a introdução de novos produtos de forma a ir ao encontro do mercado em permanente evolução.

Unidades de sonda com uma suspensão tipo cardan, especialmente a LFG-300 começaram a vender muito bem e até acabaram por substituir a Little Green Box. A partir daqui existiu um esforço ainda maior no sentido da investigação tecnológica e do desenvolvimento dos produtos.


Pescador com “Little Green Box”

Em 1974, a primeira sonda com registo gráfico construída pela empresa, a LRG-600, combinava um flasher e um gráfico em papel numa só caixa. O primeiro registador gráfico directo, o LRG-1510 aparece em 1977. Rapidamente muitos barcos acabaram por ter mais do que uma sonda a bordo.

Em 1979 foi a introdução da sonda LDD-1800 uma das primeiras sondas digitais de profundidade controlada por um pequeno computador no seu interior. Marcava a profundidade em grandes números digitais e não precisava de controlos. Foi a primeira sonda automática da Lowrance.

Em 1981 foi a introdução da gama de flashers System2000®. O modelo X-15 foi introduzido em 1982. Este mapa computorizado utilizava um teclado de 10 teclas em vez do botão. Pela primeira vez os pescadores podiam virtualmente “discar” qualquer alcance. Outra das características impressionantes foi a capacidade de separação de alvos que estavam a apenas uma polegada de distância. Nenhuma outra unidade de sonda tinha estas características na época.

Em 1985, a Lowrance revelou o seu primeiro Liquid Crystal Graph (LCG), o X-3. Apesar de só ter 83 pixels verticais (mais do que qualquer outro dos existentes), revolucionou o mercado e foi o início duma nova era para as sondas Lowrance. Também em 1985 o último grito em registador gráfico foi lançado, o lendário X-16, equipamento seleccionado por uma equipa de cientistas e exploradores na Operação Deepscan, expedição organizada para explorar o Loch Ness na Escócia.
Em 1988 foi a diversificação para o mercado da navegação com a introdução dos primeiros produtos Loran-C, o LMS-200 e o LMS-300.
Com ecrãs LCD amplos, estas unidades com funções duplas tinham um receptor Loran-C e as capacidades de sonda. Estas foram igualmente as primeiras unidades com menus, facilitando a selecção de funções e os ajustamentos.

Em 1991 mais um avanço tecnológico com a introdução do primeiro GPS que incorporava a tecnologia Rockwell. Em 1995 foi a vez do GlobalMap® 2000, o primeiro produto LCD do mundo a oferecer GPS integrado, cartografia e sonda.

Em 1996 a Lowrance introduziu na indústria o primeiro GPS portátil de 12 canais com um preço abaixo dos 200 dólares. Também no mesmo ano foi apresentado o primeiro GPS portátil para a aviação com capacidades de cartografia. Em coexistência com a introdução de produtos cartográficos foi o aparecimento do inovador sistema Lowrance de cartografia de águas interiores, em cartridges, que mostravam mapas digitalizados muito detalhados com a maior parte dos lagos e curso de água dos Estados Unidos. Este sistema foi expandido para incluir IMS SmartMap®, IMS WorldMap™ e cartridges para a aviação.

Em 1998 uma nova série de GPS portáteis foi introduzida em conjunto com a grande inovação da Lowrance, o CD -ROM IMS MapCreate™ que inclui todos os sistemas IMS SmartMaps, IMSWorld Maps, estradas rurais, ajudas à navegação e indicação de destroços e obstruções e permitindo o carregamento de mapas personalizados nestas unidades.
Em 2002 o combinado Sonda/GPS da Lowrance LCX-16ci recebeu o prémio “Best of Show” na ICAST 2000.

Nos anos que se seguiram o número de novos produtos apresentados ultrapassou largamente as expectativas, por exemplo só no ano de 2003 foram apresentados 18 novos produtos desde as simples sondas aos combinados com grandes ecrãs a cores. Conjuntamente foram recebidos prémios de reconhecimento por alguns deles e que foram dados pelos mais hábeis pescadores e utilizadores de sondas e de GPS existentes.

Em 2004 o número de novos produtos foi 21 e a Lowrance dispõe actualmente duma rede de distribuidores a nível mundial em mais de 53 países.

Longe vai o tempo da revolucionária “Little Green Box”.
Em 2006 dá.-se a fusão da Lowrance Electronics, Inc. com a Navico Acquisition Corp.

Lowrance é uma marca representada em Portugal pela empresa Nautiradar.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta