Num duelo espectacular disputado até aos últimos metros, a formação inglesa teve de puxar dos galões para vencer a rival de Cambridge. Curiosamente, foi a equipa da Associação Naval de Lisboa a dar mais luta nesta final da Lisboa Classic Regatta. Dois segundos separaram Oxford dos remadores lisboetas, com Cambridge a chegar logo a seguir.
A Associação Naval de Lisboa teve uma das melhores prendas que podia esperar com a final de Yolle de 8. No encerramento das comemorações dos seus 150 anos, a colectividade mais antiga da Península Ibérica foi brindada com uma luta fantástica entre as Universidades de Oxford e Cambridge, e a formação da casa. Na primeira vez em que as equipas inglesas mediram forças no Tejo, Oxford levou a melhor.
As três tripulações partiram lado a lado, com a ANL a ganhar ligeira vantagem nos primeiros instantes. Assim se mantiveram até perto dos últimos metros, altura em que Oxford surgiu mais forte, e cortou a meta quase lado a lado com a equipa da casa, enquanto Cambridge chegou logo atrás. Tal como no mítico duelo realizado anualmente no Tamisa, em 2006, Oxford voltou a ser mais forte que a grande rival.
No final, Jeremy Howick, líder da equipa vencedora, estava bastante satisfeito. Ultimamente estamos habituados a ganhar, mas nesta regata tudo foi diferente, desde as condições da água aos barcos. Saímos determinados, mas tenho de confessar que não esperávamos uma oposição tão forte por parte do 8 da Associação Naval de Lisboa. Já Piers Curle, um sul-africano que integra a Universidade de Cambridge, referiu que esta foi uma corrida fantástica e muito competitiva. Não conseguimos lutar pela vitória, mas vivemos uma jornada emocionante. Esperamos poder continuar a marcar presença nas edições futuras da Lisboa Classic Regatta.
Nas restantes finais do dia, a tripulação holandesa da A.S.R. Neraus foi a mais forte em Yolle de 4 masculino, à frente do Clube Náutico de Viana e do London Rowing Club, emblema que partilha o mesmo ano de fundação da ANL. Em Yollete de 4 feminino, a grande vencedora foi a equipa do Real Club Fluvial Portuense, seguida da ARCO e da ANL.
André Bettencourt Correia, comodoro da Associação Naval de Lisboa, fez um balanço extremamente positivo desta segunda edição da Lisboa Classic Regatta. A fasquia foi colocada muito alta, e depois se termos recebido as míticas tripulações de Oxford e Cambridge, sabemos que não podemos ficar por aqui. Para o próximo ano, o grande objectivo é trazer equipas de outros continentes, fazendo cada vez mais do Tejo uma referência mundial da náutica.
CLASSIFICAÇÕES FINAIS
Yolle de 8 Masculino
1º Oxford
2º Associação Naval de Lisboa
3º Cambridge
Yolle de 4 Masculino
1º A.S.R. Neraus
2º Clube Náutico de Viana
3º London Rowing Club
Yollete de 4 Feminino
1º Real Club Fluvial Portuense
2º ARCO
3º Associação Naval de Lisboa