A Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) marcou presença na inauguração da nova eclusa do Canal do Panamá. Lídia Sequeira, que integrou a comitiva a convite da Ministra do Mar, na sua qualidade de Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), considera sentir-se “muito honrada” com o gesto de Ana Paula Vitorino, sinal “da importância que a Ministra do Mar confere à APP”.
“A nova eclusa do Canal do Panamá pode potenciar Portugal como a fachada atlântica da Europa e sua porta de entrada” – afirma Lídia Sequeira, acrescentando:
“O crescimento que tem sido registado pelos portos portugueses, designadamente na movimentação de carga contentorizada, pode ser incrementado com a captação dos maiores navios que passam a partir de agora a utilizar o Canal do Panamá”.
Oportunidade que implica labor árduo, segundo a líder da APP:
“Os portos nacionais devem, em nosso entender, preparar-se em termos de infraestruturas para a nova realidade, através da optimização das acessibilidades marítimas e das rodoferroviárias. Isto vale também para a modernização dos equipamentos, como para os investimentos em aspectos operacionais por parte das concessionárias”.
Trabalho portuário “mais eficiente”, “melhor articulação dos modos de transporte” são outras necessidades elencadas por Lídia Sequeira, sem esquecer a “paz social” no sector:
“É imprescindível a manutenção de um clima de paz social entre todos os parceiros, desde concessionários a sindicatos, ambiente de tranquilidade, de estabilidade que gere a confiança necessária aos armadores, levando a que estes continuem a integrar os portos portugueses nas suas escalas, e novos se lhes juntem”.
A comitiva portuguesa cumpriu um intenso programa de trabalhos, tendo a Ministra do Mar e a Presidente da APP participado em reuniões com o Ministro do Canal do Panamá, Roberto Roy, e com o Ministro dos Assuntos do Mar, Jorge Pitty. Ana Paula Vitorino aproveitou o ensejo para apresentar ao seu homólogo panamiano as linhas estratégicas do programa para a economia do mar que Portugal está a desenvolver.
Na Embaixada de Portugal do Panamá, a delegação reuniu-se com responsáveis da “Vilaplan Construciones”, empresa portuguesa que colaborou durante os últimos quatro anos na construção da nova eclusa, sendo uma das empresas subcontratadas na área de cofragem. Fonte:APSS
Lídia Sequeira – Presidente da APSS na inauguração da nova eclusa do Canal do Panamá
0
Partilhe