O construtor nacional Levantnav desenvolveu o seu modelo Sport Fishing 700 para receber uma motorização dupla. Tivemos a oportunidade de experimentar esta nova versão no barco pertencente à Satsignal (importadora da Garmin)
O porto de Oeiras foi a nossa base de trabalho para experimentarmos o mais recente lançamento do construtor nacional Levantnav que possui o seu estaleiro em Vila Real de Santo António. Esta nova versão tinha outra curiosidade pelo facto de pertencer à empresa Satsignal, distribuidora da marca Garmin em Portugal, que irá utilizar a embarcação para demonstração de equipamentos junto dos seus agentes e cliente final.
O barco
O modelo Levant Sport Fishing 700 já deu provas suficientes de ser um barco funcional e vocacionado para a pesca desportiva. Os responsáveis pelo estaleiro decidiram alterar a zona da popa para poder receber uma motorização dupla e, esta alteração surge, na sequência de inúmeros pescadores que ai irem para pesqueiros bem longe da costa sente mais segurança se o barco possuir dois motores.
Este modelo possui diversos argumentos interessantes e que poderão fazer a diferença. Em primeiro lugar um lay-out de convés bem conseguido com um poço generoso (2,40 m x 2,10 m e uma borda com cerca de 85 cm) e desimpedido que possibilita que quatro pescadores trabalhem a vontade e possui grande capacidade de armazenamento
devido aos porões existentes. A zona da proa possui também espaço suficiente para colocar mais pessoas à pesca sendo que o acesso é realizado por ambos os lados da embarcação e em segurança devido aos diversos pontos de apoio existentes na cabina e ao varandim.
A cabina é ampla e funcional e isolada do exterior através de uma porta de correr. Possui uma zona de estar que dá para dois adultos, um posto de pilotagem a estibordo e um lavatório e mais um banco a bombordo. O pé direito é elevado, o posto de pilotagem funciona e conseguimos ter uma visão abrangente de toda a embarcação e uma boa visualização dos principais painéis de instrumentos. A navegar a visão periférica é boa graças a um amplo pára-brisas, às janelas laterais e à parta que transparente.
A navegar o conjunto teve um comportamento irrepreensível graças ao casco em V e à dupla motorização F150. O conjunto plana em apenas 2 segundos, atinge de velocidade máxima (com 3 adultos a bordo) os 44 nós, curva com facilidade, é sensível à distribuição dos pesos a bordo e, como ponto menos positivo, o bater do barco na água que é pouco suave e muito ruidoso.
O motor
O motor Yamaha F150 foi lançado em 2004 e possui a mais avançada tecnologia dos 4 tempos de 16-válvulas, e configuração da dupla árvore de cames à cabeça (DOHC). Enquanto os designs dos sistemas de admissão escape foram melhorados por sua vez melhorando ainda mais a eficiência da combustão, permitindo atingir elevadas velocidades de forma suave, mais limpa e mais economicamente, com uma fiabilidade total. Uma outra razão fundamental para a elevada performance do F150 é o sistema de Injecção de combustível electrónica (EFI), onde um micro-computador analisa e ajusta a mistura do combustível/ar à perfeição. O arranque é muito rápido, a aceleração suave, complementada por uma economia do combustível e as emissões do escape limpas. Ao nível da operação e funcionalidade este motor também incorpora argumentos como por exemplos o PrimeStart arranque sem necessidade do botão do ar convencional, o Power Trim & Tilt de grande amplitude e os zincos anti-corrosivos incorporados para uma óptima protecção do bloco do motor contra a corrosão.
Ficha técnica
Modelo: Sport Fishing 700
Origem: Portugal
Construtor: Levant
Comprimento: 6,76 m
Boca: 2,53 m
Peso: 1 500 kg
Motorização: 2 x Yamaha F150
Capacidade de combustível: 135 L
Preço do conjunto: 59 995
Comercialização: Yamaha Motor Portugal