Baseado no modelo 700 Sport Fishing, esta nova unidade do construtor nacional Levant vem alargar a oferta a uma clientela mais profissional ou adepta da motorização interior. Trata-se de um modelo ganhador este 770 Profishing devido a todo o trabalho que foi desenvolvido em anteriores modelos e que este herda todo o conhecimento e experiência.
Gostámos da experiência sendo que tivemos a oportunidade de experimentar o conjunto em mar e rio. O barco é muito versátil mesmo equipado com um motor com uma potência de 165 Cv notando-se, contudo, a falta de flaps para uma melhor afinação do barco. A incorporação de uma casa de banho independente com estas dimensões não sei se será mais benéfico ou prejudicial ao futuro proprietário. Num cômputo geral ficámos muito agradados com este novo modelo que tem na sua versatilidade de utilização e qualidade navegação os seus grandes trunfos.
A experiência de colaboração que a Levant tem mantido, ao longo dos últimos anos, com a Yamaha mantêm-se nesta nova aventura nos motores interiores.
O ME 372 é um motor o ideal para o pequeno cruzeiro ou para o barco desportivo. Esta unidade pequena mas potente possui 165 Cv, é económico, tem bons níveis fiabilidade por longos períodos de trabalho contínuo. O ME 372 está disponível com uma pá simples na unidade Hydra Drive ou na versão TRP. A opção de drive TRP com as pás gémeas contra-rotações oferece a novidade em suavidade, torque e controle de grande precisão de direcção para as instalações simples e duplo motor.
Este motor possui, como principais características, o sistema refrigeração em circuito fechado que permite uma estabilidade da temperatura do motor que é necessária para assegurar um funcionamento suave e fiável e é conseguida à custa de líquido refrigerante especial que também protege o motor durante o período de inverno e aumenta a durabilidade do mesmo. A bomba da água do mar e filtro da entrada de água de fácil acesso , estão ambos colocados no motor. Um sensor do fluxo da água do mar detecta qualquer bloqueio na admissão da água de arrefecimento ou falha na bomba de água.
A Navegar
O nosso contacto com o 770 Profishing foi realizado em duas situações diferentes, durante a manhã subimos o rio Guadiana e, da parte da tarde, navegámos no mar.
Tudo preparado a bordo e largámos da marina de Vila Real de Santo António rumo à povoação ribeirinha Guerreiros do Rio que dista do nosso ponto de partida, cerca de, 12 milhas. A manobra de saída do pontão foi feita sem qualquer dificuldade apesar do espaço não ser largo.
A navegação faz-se com tranquilidade e a um ritmo de cruzeiro mas, sempre atentos aos múltiplos troncos e canas que o rio Guadiana nos vai trazendo. Estes obstáculos permitem-nos testar a capacidade de resposta do conjunto a situações imprevistas e, em todas as manobras o conjunto teve uma atitude positiva e que transmite segurança.
Chegados ao nosso destino verificamos que não tínhamos lugar no pequeno pontão existente (um rio com um tráfego enorme de embarcações de recreio continua votado ao desinteresse) e, por isso, tivemos de atracar de braço dado a um catamarã de um velejador alemão. Mais uma vez ficou bem demonstrada a capacidade de manobra do 770 Profishing.
A navegação no mar não levantou qualquer problema que quando íamos contra a onda ou a favor. O barco tem um comportamento muito saudável e enxuto para a tripulação. Os inúmeros pontos de apoio existentes dentro e fora da cabina potenciam a segurança e conforto a bordo.
O Interior
A cabina é ampla e funcional e isolada do exterior através de uma porta de correr. Possui uma zona de estar que dá para dois adultos, um posto de pilotagem a estibordo e um lavatório e mais um banco a bombordo. O pé direito é elevado, o posto de pilotagem funciona e conseguimos ter uma visão abrangente de toda a embarcação e uma boa visualização dos principais painéis de instrumentos. A navegar a visão periférica é boa graças a um amplo pára-brisas, às janelas
laterais e à parta que transparente. O construtor instalou uma pequena casa de banho independente que é útil mas de difícil acesso a um tripulante de estatura média.
O poço é amplo (mesmo com o compartimento do motor interior) o que proporciona um trabalhar fácil aos pescadores. A zona da proa possui também espaço suficiente para colocar mais pessoas à pesca sendo que o acesso é realizado por ambos os lados da embarcação e em segurança devido aos diversos pontos de apoio existentes na cabina e ao varandim.
Ficha técnica
Modelo 770 Profishing
Origem Portugal
Construtor Levant
Comprimento 7,00 m
Boca 2,53 m
Calado 0,44 m
Peso s/motor 1500 kg
Capacidade de combustível 280 L
Capacidade de água 45 L
Motorização mínima 165 Cv
Motorização Max. 315 Cv
Preço c/ Yamaha ME372 56 715
Comercialização Yamaha Motor Portugal
Ficha motor
Modelo ME372SI TRP
Origem Japão
Fabricante Yamaha
Potência 165 Cv
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 3660 cc
Peso 370 kg
Medições
A planar 4,47 s
Mínimo a planar 2300 rpm / 12 nós
Até às 3500 rpm em 13,92 s
2500 rpm / 15,1 nós
3000 rpm / 21,4 nós
3500 rpm / 27,7 nós