Les Voiles D’antibes 2016, vela clássica na Côte D’Azur

0

Panerai Classic Yacht Challenge 2015 Voiles D'Antibes 2015 Ph: Guido Cantini /Sea&See.comOs mais belos veleiros clássicos e vintage voltam a competir entre os dias 1 e 5 de junho em Les Voiles d’Antibes, a primeira etapa do Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge 2016. Cerca de 75 embarcações que fizeram história reunir-se-ão ao largo da bonita cidade de Côte d’Azur enquanto convidados da marca de alta relojoaria desportiva, Officine Panerai, que patrocina o principal circuito de vela clássica há 12 anos consecutivos.

A extraordinária frota que irá participar na 21.ª edição de Les voiles d’Antibes inclui 75 embarcações historicamente admiráveis de diferentes nações, tais como Itália, França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Alemanha. Tripuladas por mais de 500 tripulantes, os veleiros dividem-se em diferentes classes e categorias para concorrerem: Big Boats, Classic Marconi, Vintage Gaff, Vintage Marconi, Spirit of Tradition e Tofinou (sendo a última para veleiros de 9,5 metros em fibra de vidro construídos segundo as linhas clássicas).

Na categoria dos Big Boats, o cúter bermudense de 1928, Cambria, fez um impressionante e muito bem-vindo retorno após dois anos de restauro em Inglaterra. Esta maravilha de 40 metros é o único membro sobrevivente da categoria internacional de 23 metros e está a concorrer para o Trofeu Panerai na sua categoria pela terceira vez após os triunfos anteriores em 2010 e 2013.

Haverá também a celebração do centenário de duas das embarcações a competir nas Antibes: o cúter bermudense Rowdy e a chalupa Chinook, lançada em 1916 pelo estaleiro Herreshoff nos Estados Unidos. São ambos New York 40s, um design comissionado pelo Clube Naval de Nova Iorque entre 1916 e 1926. Rowdy venceu o Trofeu Panerai na sua categoria em 2008, 2010 e 2011, enquanto o Chinook levou as honras em 2014.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta