Leonore, Naïf e Moonbeam IV triunfam no circuito Panerai Classic Yachts Challenge 2012

0


A “Régates Royales” em Cannes foi palco para a etapa de encerramento do maior circuito internacional de barcos clássicos e vintage.
Depois de 10 regatas internacionais que atraíram mais de 600 veleiros clássicos, o circuito Panerai Classic Yachts Challenge 2012, chegou ao fim com a 34.ª edição da Régates Royales, realizada de 25 a 29 de Setembro em Cannes. A Cote d’Azur foi o cenário onde os 90 belíssimos veleiros clássicos se desafiaram ao longo de quatro corridas, realizadas em condições muito variáveis, que incluíram chuva e rajadas de ventos e proporcionaram uma navegação espetacular.
Os veleiros vencedores do Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge, que passou por Itália, França e Espanha foram o Moonbeam IV na categoria de Big Boat, Leonore na categoria Vintage e Naïf na categoria de barcos clássicos. Os seus nomes vão ficar agora no Quadro de Honra do circuito internacional apoiado pela Officine Panerai há oito anos consecutivos.

• Moonbeam IV é um cortador de 35 metros projetado e construído nos estaleiros Fife, em Fairlie na escócia, em 1914. Entre 1950 e 1959, pertenceu ao príncipe Rainier do Mónaco que lhe atribui o nome de Deo Juvante em honra do lema da família Grimaldi. Desde 2007, Moonbeam IV venceu todas as principais regatas de vela clássica no Mediterrâneo, incluindo Antibes, Barcelona, Mahon e Cannes. Em 2012, participou em três etapas do circuito, com uma tripulação de 30 pessoas. Este é o segundo ano consecutivo que o Moonbeam IV vence o Troféu Panerai para a categoria de Big Boats.

• Leonore é um veleiro de 15 metros (sloop Marconi) construído na Noruega em 1926 por Johan Anker. Pertence à classe Q, uma categoria de barcos projetado de acordo com a regra universal desenvolvida pelo designer e construtor americano Nathanael Herreshoff.
Este ano Leonore participou em todas as cinco etapas do circuito Panerai e foi ajudado na vitória da categoria final por um cruzeiro de ex-campeões da America’s Cup, que incluiu o lendário Mauro Pelaschier, Mauro Piani e Daniele Gabrielli. Esta mesma tripulação ganhou também em 1937 dois troféus Panerai a bordo do Amorita e em 1939 com o veleiro Peter.

• Naïf é um veleiro de 13,43 metros (sloop Marconi) construídos no estaleiro de Carlini em Rimini em 1973 pelo americano Dick Carter. Pertence atualmente ao filho do ex-industrial italiano Raul Gardini, Ivan Gardini, que em 2004 comprou de volta o barco que o pai havia construído para a Admiral’s Cup em 1973 e Fasnet. Naïf tinha cerca de 12 tripulantes para este circuito.

Os vencedores gerais da Régates Royales foram Thendara (Big Boats), Leonore (Vintage), Arcadia (Clássicos) e Catleya (Spirit of Tradition). O proprietário de cada um dos veleiros vencedores recebeu um relógio Officine Panerai. Os vencedores das categorias individuais na Régates Royales foram os seguintes: Avel (Vintage proa e popa), Thendara (Big Boat), Arcadia (Clássicos), Leonore (Vintage Marconi> 15 m), Cholita (Vintage Marconi <15 m), Catleya (Spirit of Tradition). Foram ainda atribuídos os seguintes prémios especiais inspirados pelo espírito de camaradagem que caracteriza todas as regatas de barcos clássicos: Duick Pen (corrida de saco), Elena (cabo de guerra), Mariquita (concurso de pintura), Nick Ryan (prémio fair play, capitão do Shamrock V), Shamrock V (prémio convívio), Eileen (prémio cortesia) e Milena (valores clássicos). Na classe Dragão 43, a vitória foi para o barco russo Annapurna, que arrebatou o título ao italiano Cloud que ficou em segundo lugar, seguido pelo Blue Lady da Dinamarca em terceiro lugar. A temporada de vela clássica 2012 prepara-se agora para a grande final com a Panerai Transat Classique 2012, que começa em Cascais a 2 de Dezembro e segue uma rota transatlântica de 4.000 milhas até aos Barbados. Por ocasião das Régates Royales foi apresentado no Panerai Lounge o prémio para o proprietário do veleiro vencedor desta regata. Trata-se do relógio Luminor 1950 Rattrapante 8 Days Titanio uma edição especial exclusiva distinguida pela gravação do logótipo da Panerai Transat Classique 2012 no fundo da caixa. O relógio foi produzido numa edição limitada de 500 unidades.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta