Esta Páscoa, o Núcleo de Vela do Grande Lago do Alqueva desafia entusiastas do lazer e bem-estar a atribuir um significado literal aos sapatos de vela que calçam muitos pés na Primavera. De 10 a 12 de Abril, o recente projecto que enriquece a oferta turística do Grande Lago promove Baptismos de Vela a quem deseja estabelecer, em segurança, um primeiro contacto com a modalidade numa confortável embarcação de cruzeiro.Com duração de duas horas, o percurso, variável, inicia-se na Amieira Marina, apelando à fruição das paisagens únicas do Grande Lago, salpicadas pelo vento e aroma dos primeiros dias da estação. Com um número mínimo de dois participantes, os Baptismos de Vela assumem preços variáveis entre os 70 e 110 euros/pessoa. Roupa desportiva, calçado com sola de borracha e espírito de marinheiro são os únicos requisitos para uma experiencia única.
Após a viagem, e estimulado o apetite, sugestão para almoço e/ou jantar no Restaurante Panorâmico da Amieira Marina, onde os recém-baptizados poderão dar continuidade à fruição de novas sensações, experimentando a Cozinha Tradicional Alentejana com Inovação da chef Luísa Lopes.
Recentemente inaugurado, o Núcleo de Vela do Grande Lago do Alqueva resulta da parceria firmada entre a Nautialqueva Serviços Náuticos, Lda. e a Livre de Amarras Actividades Náuticas, Lda. O novo serviço do Grande Lago visa potenciar o desporto da vela como catalisador do desenvolvimento do turismo náutico na região, estando direccionado para empresas, escolas e lazer.
As embarcações do Núcleo de Vela presentes na Amieira incluem dois barcos da classe Optimist, para jovens dos sete aos 14 anos, dois Raquero 2000, com lotação para sete pessoas, um barco de vela de cruzeiro Dehler, para oito pessoas, e um Vaillant semi-rigido com motor. O Núcleo de Vela vem assim complementar a oferta para amantes da vida náutica que, agora, para além dos barcos-casa e barcos de cruzeiro, vêem possível a prática da vela no Grande Lago através de seis novas embarcações exclusivas para esta modalidade.