A La Route des Princes, Volta à Europa dos territórios, foi apresentada oficialmente na Sala do Arquivo no passado dia 4 de Junho, na Câmara Municipal de Lisboa. Na cerimónia marcaram presença, Manuel Brito, Vereador do Desporto da autarquia lisboeta, Louis-Noel Viviés, da Organização Geral por Territórios, João Fonseca Ribeiro, Director-Geral de Política do Mar e Andreia Ventura, Vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.A capital portuguesa será ponto de chegada da primeira etapa da La Route des Princes, que larga da cidade espanhola de Valência no dia 9 de Junho, devendo os primeiros chegar a Lisboa no dia de Santo António. Durante a estada no rio Tejo, os multicascos estarão atracados no Terreiro do Paço e em Alcântara, naquela que promete ser uma festa extra durante os santos populares.
A prova inédita que promete unir terra e mar, vai passar ainda por Dublin (Irlanda), Plymouth (Grã-Bretanha) e terá o seu final na baía de Morlaix (França).
Na conferência de imprensa, Manuel Brito, Vereador do Desporto da C. M. Lisboa, sublinhou a importância da La Route des Princes: Lisboa acolhe com muito agrado esta prova. A cidade cresceu com o porto e é o ponto de entrada na Europa. O facto desta regata, para qual diversas instituições trabalharam afincadamente, coincidir com as festas da cidade é uma conjugação feliz, afirma.
Para Louis-Noel Viviés, da Organização Geral por Territórios da La Route des Princes, realça o sentimento de festa da Volta à Europa dos Territórios: Lisboa é um local histórico e estar no coração da cidade enquanto decorrem as suas festas mais importantes é exactamente o que desejamos. Queremos que os velejadores profissionais convivam com a população e eles estão ansiosos por chegar à capital de Portugal, refere.
A La Route des Princes estará em Lisboa entre 12 e 16 de Junho, dia em que a frota larga para a 2ª etapa rumo a Dublin, na República da Irlanda.
A Route des Princes é uma regata única em que participam multicascos das classes Multi 50, MOD70 e Ultimate, com um comprimento mínimo de 50 pés e tripulados pelos melhores velejadores do mundo.
Além de uma competição desportiva ao mais alto nível, a Route de Princes é um evento criado e promovido pelos grandes atores económicos da indústria agroalimentar europeia, que tem como objetivo criar uma união entre a terra e o mar e promover o intercâmbio entre as diferentes culturas regionais da Europa.
La Route des Princes faz escala em Lisboa
0
Partilhe