“La Cap Istanbul” – Roff/Tempo-Team mostra o que vale em águas Turcas

0

Depois de um intenso e emocionante Campeonato francês de vela Oceânica em Solitário, Francisco Lobato prepara-se já para novos voos, quase sem tempo para saborear a derradeira “vitória” na inacreditável Regata “La Cap Istanbul”, onde a prestação do português foi pontuada por incríveis prestações e inacreditáveis azares ora terminando nos lugares cimeiros, ora de vez em quando, pregando sustos aos imensos fãs que o seguiam on-line, atirado por vezes para longe do início da frota.
No prólogo da Cap Istanbul, Francisco Lobato dominou Sábado as águas do Bósfaro que banham a bela cidade de Istambul e ficou em segundo lugar na mini-regata de encerramento onde os velejadores solitários passam a ser skippers de equipas, aproveitando para levar a bordo familiares, amigos, embaixadores dos seus países ou patrocinadores.
“Acabou ontem [Sábado] a “Cap Istanbul”, com uma prova de encerramento, o “Postlogue”, que se desenrolou em Istambul, no Bósforo – estreito que separa o Mar de Mármara do Mar Negro – com um grande tráfego de navios e que foi fechado exclusivamente para esta regata. Foi curioso navegar neste estreito e cruzar bordos junto aos restaurantes e grandes casarões nas margens. Levava a bordo quatro convidados do meu patrocinador ROFF e juntos conseguimos um óptimo 2º lugar da geral, para encerrar esta longa prova que atravessou diversos países e mais parecia um Paris-Dakar”, declarou Francisco Lobato, acrescentando: “Na cerimonia da entrega de prémios, foi a simpática Embaixadora de Portugal na Turquia, que nos entregou o troféu de 2º lugar, após ter seguido e apoiado toda a regata num barco da organização”.
O velejador português aproveitou para fazer um resumo de todo o campeonato, onde participou pela primeira vez, e deixou uma séria garantia: “Com esta prova terminei o Campeonato de Vela Oceânica em Solitário. Entre muitos altos e baixos, regatas boas e más, levo comigo uma quantidade de pontos positivos que ultrapassam largamente os negativos. Prova disso é ter liderado todas as etapas, durante bastante tempo, cometendo sempre alguns erros que me impediram de alcançar a vitória. Durante este Inverno vou ter oportunidade de trabalhar estes temas e estou altamente motivado para, na próxima época, lutar pelos pódios e não deixar fugir de novo os lugares de topo”.
Entre os 26 concorrentes, Francisco Lobato conquistou o 12º lugar da geral e foi 2º Bizuth (Iniciado) por 1 min 43s.
Francisco disputa Taça do Mundo universitária
Enquanto os solitários da classe Fígaro Bénéteau descansam, Francisco Lobato não pára. Na semana de 23 de Outubro, o velejador luso ruma a La Rochelle para estar ao leme de um Grande Surprise, participando na Student Yatch World Cup em representação da Universidade Técnica de Lisboa . Esta competição é uma das mais importantes provas de vela que se realiza na Europa e que vai já na 30ª edição.
As regatas cumprem-se entre os dias 23 e 30 de Outubro e contam com a participação de equipas de estudantes de universidades de todo o Mundo, incluindo Europa, EUA e Ásia.
A equipa nacional participará com um Grand Surprise, um barco de 9,54 m, desenhado para regatas dinâmicas, tendo grande aceitação em França pelo seu carácter competitivo.
A tripulação é formada por estudantes de diferentes Escolas da UTL sendo Francisco Lobato, o skipper, estudante de mestrado em Engenharia e Arq. Naval no Instituto Superior Técnico. Sara Carmo, Gonçalo Ribeirinho, António Mello, Ricardo Schedell, Ana Sofia Oliveira e Manuel Arriaga integram a tripulação.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta