Panerai apresenta Jupiterium, um relógio planetário de avançado know-how técnico e inovação na Watches and Wonders Geneva 2025
Através dos olhos de Galileu Galilei e da perícia relojoeira da Panerai, o mundo intrigante e astronómico de Jupiterium revela-se. Um relógio planetário de avançada complexidade mecânica, que é uma homenagem ao genial físico italiano cujo espírito científico revolucionário reflete a própria missão da Maison na contínua procura técnica. Apresentada na Watches and Wonders 2025, esta instalação de grandes dimensões, com 75 cm de largura e 86 cm de altura e um peso de cerca de 110 kg, reproduz os movimentos fascinantes de entidades cósmicas conhecidas pela humanidade graças às descobertas de Galileu.
“Trazer o Jupiterium para a Watches and Wonders 2025 é um momento de orgulho para a Panerai. Os mecanismos complexos desta obra-prima astronómica, desde os seus movimentos celestes de precisão até à função retrógrada patenteada, demonstram a profundidade dos nossos conhecimentos técnicos. Esta é uma celebração da humanidade e das nossas descobertas, e um vislumbre da vontade da Panerai de criar peças que reflitam a nossa paixão por ultrapassar os limites da relojoaria”, afirma Jean Marc Pontroué, CEO da Panerai.
Em 1610, as observações de Galileu forneceram provas fundamentais de que a Terra não é o centro do universo, pondo em causa o modelo geocêntrico há muito aceite. Com o seu telescópio, observou quatro satélites em órbita de Júpiter, atualmente conhecidos como as luas de Galileu: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Inspirado por esta observação, o Jupiterium pretende recriar a perspetiva geocêntrica dos céus do astrónomo.
Com a Terra colocada no centro da esfera celeste e os outros corpos celestes a rodar à sua volta, o relógio apresenta as posições do Sol, da Lua e de Júpiter, bem como das suas quatro estrelas mediceanas. Estas órbitas são guiadas por um mecanismo de corda manual com um calendário perpétuo com ecrã de uma só linha, que impulsiona o movimento em tempo real dos corpos celestes. O mecanismo contém oito barris – batendo a 18.000 vibrações por hora – cada um equipado com uma mola que mede 4 metros de comprimento, somando um total de 32 metros de mola. Estas longas molas são parte integrante do sistema de reserva de marcha de 40 dias do relógio, fornecendo a energia para a operação sustentada e o bom funcionamento da sua complexa mecânica.
O movimento do calendário perpétuo Panerai não requer ajustes até ao ano 2099 e exibe com precisão o dia, a data, o mês e o ano, ajustando-se automaticamente para ter em conta a variação da duração dos meses e dos anos bissextos. Pronto a passar até ao ano 9.999, no final de cada século o Jupiterium apenas necessitará da intervenção de um relojoeiro para efetuar uma manobra de desmontagem da ponte do movimento e rodar o disco das centenas em 90°, permitindo assim que o relógio continue a calcular os anos.
A esfera inclui dois hemisférios, Norte e Sul, ligados por uma faixa que simboliza o equador da Terra e gravada com os 12 signos do zodíaco. A esfera celeste completa uma rotação completa a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos – um dia sideral. No Panerai Jupiterium, Itália está posicionada de forma proeminente no modelo da Terra dentro da esfera azul central. Quando vista de frente, Itália está alinhada de forma a estar diretamente virada para o exterior, permitindo ver claramente o país de um ponto de vista terrestre. Este alinhamento faz parte do design do Jupiterium para representar a perspetiva de Galileu e a herança italiana da Panerai, honrando a influência das suas descobertas na astronomia e na ciência.
A função retrógrada no Panerai Jupiterium é uma caraterística relojoeira particularmente rara que representa o aparente movimento “para trás” dos planetas visto da Terra. Este fenómeno, conhecido como movimento retrógrado, ocorre quando um planeta parece mover-se em sentido inverso contra o pano de fundo das estrelas devido às posições e movimentos relativos da Terra e do planeta nas suas respectivas órbitas. Para simular este movimento retrógrado, particularmente para Júpiter e as suas luas, a Panerai desenvolveu um mecanismo patenteado que cria um efeito visual de retrocesso.
Para simular este movimento retrógrado, particularmente para Júpiter e as suas luas, a Panerai desenvolveu um mecanismo patenteado que cria uma representação visualmente exacta de como Júpiter parece abrandar, inverter e depois retomar o movimento para a frente no céu durante determinados períodos, um movimento causado pelo avanço da Terra sobre Júpiter na sua órbita. Este efeito é conseguido através de um sistema complexo de engrenagens e contrapesos que controlam as posições e o movimento dos corpos celestes. Este sistema patenteado de precisão de alto nível permite ao Jupiterium exibir uma representação fiel do movimento retrógrado, adicionando sofisticação técnica e realismo astronómico ao relógio.
A abóbada celeste, completa com constelações, roda para captar o movimento aparente das estrelas observado da Terra. Os 1650 componentes minuciosamente trabalhados são feitos principalmente de titânio, escolhido pelas suas qualidades leves mas duradouras, que ajudam a gerir o peso total e a reforçar o complexo mecanismo.
Encaixado numa caixa de vidro sobre uma base de mogno com 75×86 cm e pesando cerca de 110 kg, o seu mostrador está situado por baixo da esfera principal do mostrador celeste. Sobre uma base preta, o mostrador apresenta marcadores de horas longos e grandes algarismos árabes luminescentes nas posições das 12 e 6 horas, garantindo a legibilidade mesmo com pouca luz. Os ponteiros das horas, minutos e segundos estão igualmente revestidos com Super-LumiNova®, aumentando a visibilidade na escuridão. Os indicadores principais incluem um marcador AM/PM e um indicador linear de reserva de marcha com a inscrição “40 giorni” (40 dias). A coroa tem gravada a inscrição “Jupiterium”, enquanto o movimento tem também a indicação em italiano “Calendario Perpetuo” com o dia, a data, o mês e o ano dispostos num mostrador linear.
Este majestoso relógio planetário reúne algumas das caraterísticas técnicas mais marcantes da Panerai apresentadas na Watches and Wonders 2025. Com uma impressionante e longa reserva de marcha e um sofisticado calendário perpétuo, vai além da relojoaria tradicional, transformando estas inovações numa impressionante instalação arquitetónica que inspira a imaginar e a maravilhar-se com os mistérios do universo inexplorado.
Jupiterium
Movimento: Mecânico com corda de chave, 18,000 alternâncias/hora, oito barris de mola.
1,650 componentes, 97 rubis.
Funções: Horas, minutos, segundos, segundo fuso horário, indicador linear de reserva de marcha. Calendário perpétuo. Representação da rotação dos corpos celestes em torno da Terra.
Reserva de marcha: 40 dias
Materiais: Mecanismo de movimentação dos planetas em titânio; planetasem polímero revestidos a Super-LumiNova®; hemisférios transparentes com constelações em Super-LumiNova®. Anel central em titânio. Estrutura externa em alumínio preto com cristal protetor antirreflexo, base em madeira de mogno pintada de preto.