Além da grande vitória do sénior Rui Sousa na classe rainha do Jet Ski, Ski GP, o Campeonato Europeu de Slalom que se disputou no final do mês de Julho, em Mirandela, ficou marcada pela conquista dos títulos de campeões da Europa por parte de pilotos portugueses nas classes mais jovens.Em Juniores A e B, dois pilotos da Madeira fizeram história e ontem subiram ao mais alto posto do pódio para receber o prémio do 1º lugar do Campeonato depois de terem vencido os seus adversários nas águas do Rio Tua. João Cardoso, 11 anos, tornou-se este fim-de-semana o campeão da Europa de Slalom da classe de Juniores A ao fazer o melhor tempo, batendo o prodígio do Brasil, o piloto David Prado, também de 11 anos, que se quedou em 2º lugar. O 3º lugar foi ocupado pelo português Sabastião Barbosa.
Em Juniores B, o titulo de Campeão da Europa de Slalom foi arrecadado pelo piloto da Selecção Nacional, Henrique Rosa Gomes, jovem de 14 anos que, em Outubro de 2010, se desloca a Lake Havasu, Estados Unidos, para disputar o Campeonato do Mundo de Jet Ski. O piloto da Madeira teve pela frente a concorrência do fortíssimo belga, Phil Sergers, mas o estágio de uma semana em Mirandela, promovido pela Federação Portuguesa de Jet Ski terá dado os seus resultados, e levado o jovem atleta a lutar até ao fim pela vitória final. Sergers contentou-se com a segunda posição, seguido, em terceiro, por Marco Gomes, piloto de Câmara de Lobos, nos Açores.
Sem títulos europeus, mas com direito a lugares no pódio estiveram outros pilotos portugueses nas diferentes classes que compõem a competição. Em Ski Stock Lite, João Sousa, outro piloto da Selecção Nacional que vai ao Mundial de Lake Havasu, conquistou o segundo lugar atrás do belga, Phil Sergers. Em terceiro lugar, ficou Henrique Rosa Gomes que também competiu nesta classe.
Em Ski Limited Ladies, a japonesa Yuki Kurohashi conquistou o título de campeã ao arrebatar o primeiro lugar, seguindo-se as pilotos Sandra Fernandez (2º) e Mariana Pontes (3º).
Atrás do espanhol Ismael Rojas, ficaram em Runabout Stock os pilotos portugueses José Manuel Ankos (2º) e Filipe Filipe (3º), enquanto na classe Sport, Luís Fragoso despediu-se das competições obtendo um segundo lugar do pódio, numa classe vencida pelo belga, Bart Sergers. Em terceiro, ficou o piloto Miguel Jorge.
De relembrar ainda, que Sábado à noite, os irmãos Sousa, Rui e Tiago, protagonizaram o grande espectáculo da finalíssima deste Campeonato Europeu de Slalom ao vencer a classe de Ski GP de Slalom após um duelo contra o campeão do mundo de Jet Ski, Jean Baptiste Botti e o campeão europeu, Nacho Armillas Guardiolla. Rui Sousa tornou-se campeão da Europa de Slalom, enquanto Tiago ficou com o segundo posto. Botti e Armillas quedaram-se em terceiro lugar, em ex-equo.
Em Runabout GP, o título de Campeão da Europa de Slalom foi conquistado pelo espanhol Pablo Lindner, seguindo-se o seu conterrâneo, Artur Campos. Em terceiro lugar, ficou o português Filipe Filipe, conquistando assim um lugar no pódio.
Jovens portugueses conquistam título europeu de Slalom
0
Partilhe