A Jornada “Memórias de Fragateiros”, vai realizar-se na sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa no dia 5 de março de 2016, com início às 09h30.
A finalidade da Jornada é dar testemunho vivo de Mareantes com uma vida de trabalho no Tejo e facultar o registo dessa realidade dura e experimentada para Memória futura.
Programa
09h30 – Abertura. Sessão “Desfiar Memórias” pelos senhores Diogo e João Baeta, antigos arrais de embarcações do Tejo, de Alferrarede (freguesia ribeirinha do concelho de Abrantes, na margem direita do rio Tejo). Encerramento.
“As Memórias de Fragateiros” e o projeto editorial Temas da Marinha do Tejo Em termos estatutários, a Associação Marinha do Tejo tem por finalidade constituirse como um pólo vivo da soberania dos saberes e das tradições náuticas e marinheiras dos navegantes do rio Tejo, mediante a realização de, entre outros objetivos, o de “preservar a memória, nas atuais e futuras gerações de portugueses, dos feitos históricos da Marinha do Tejo”. “As Memórias de Fragateiros” foram iniciadas em 2009 no Centro Náutico Moitense com o ciclo de palestras “Vivências da Borda d’ Água” e têm prosseguido sem interrupção nos anos seguintes na Sociedade de Geografia de Lisboa, em razão de ser uma das várias instituições que testemunharam o reencontro simbólico da Marinha do Tejo no Século XXI, mais concretamente no dia 28 de junho de 2008, em cerimónia pública realizada no cais de Pedra da Moita. Assinale-se que, em maio de 2013, a editora Orfeu de Bruxelas publicou em 8 DVD o registo audiovisual completo de todas as sessões das “Memórias” realizadas até 2012. Deste modo se está a dar continuidade ao projeto editorial Temas da Marinha do Tejo iniciado em 2012 com o lançamento do livro “Fragateiros do Tejo – O quotidiano das populações da borda d’água nos anos 40, 50 e 60 do Século XX” da autoria do fragateiro Marcolino Fernandes. Este projeto reveste um elemento essencial para a prossecução dos objetivos estatutários da Associação Marinha do Tejo.
Jornada “Memórias de Fragateiros”
0
Partilhe