Jorge Lima/José Luís Costa foram os últimos portugueses em ação no Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF, que terminou no passado dia 21 de setembro em Santander, Espanha. A dupla nacional foi 5ª na regata das medalhas da classe 49er e terminou na 5ª posição da geral.Legenda da imagem: (da esq para a dir.) José Costa, o Treinador Fernando Kuo e Jorge Lima
Jorge Lima/José Luís Costa largaram para a Regata das Medalhas ainda com hipóteses de chegar ao pódio. Com o vento a soprar fraco, as dez tripulações mais bem classificadas sabiam que a pontuação era a dobrar e não descartável. Os portugueses chegaram a liderar mas, no final, terminavam 5º na regata e na classificação final. Os neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke sagraram-se, sem surpresas, campeões do mundo, seguidos dos dinamarqueses Jonas Warrer/Anders Thomsen e dos australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen.
Jorge Lima estava feliz com o resultado alcançado: Alcançámos o nosso melhor resultado de sempre em mundiais. Excedemos todas as expectativas. Qualificámos Portugal para os Jogos Olímpicos e conseguimos entrar para o nível 2 do projeto olímpico, afirma.
O leme nacional pensa já a longo prazo: Este resultado é fruto de muito trabalho, depois de uma fase má porque passámos. Mostrámos aos nossos adversários que andamos de igual para igual e podemos batê-los. Há que continuar neste rumo. Estamos muito contentes e confiantes para o futuro, conclui Lima.
No dia final do Mundial de Classes Olímpicas ISAF, foram atribuídos os títulos às brasileiras Martine Grael/Kahena Kunze em 49er FX, ao britânico Giles Scott em Finn e aos franceses Billy Besson/Marie Riou em Nacra 17.
Recorde-se que o Campeonato do Mundo de Classe Olímpicas ISAF apurava cinquenta por cento das vagas por países para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Portugal logrou a qualificação em Laser, através de Rui Silveira e Gustavo Lima e em 49er por Jorge Lima/José Luís Costa.
A próxima prova de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 será o Mundial 2015 das respectivas classes e as quotas serão as seguintes para as classes em que Portugal ainda não garantiu presença no Brasil:
RS:X Masculino: 6 vagas
Finn: 4 vagas
470 Masculino: 6 vagas
Laser Radial: 4 vagas
470 Feminino: 3 vagas
Nacra 17: 3 vagas
Sistema de qualificação
Nos Jogos Olímpicos participam um velejador ou dupla por país e por classe. Vão estar em águas brasileiras 380 velejadores que competem em 10 classes, para um total de 274 barcos.
No Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF Santander 2014 ficam apurados cinquenta por cento dos países, para uma quota de 138 barcos.
Em 2015, nos campeonatos do mundo das respectivas classes ficam apurados 47 barcos.
Em 2016, ficam qualificados 75 barcos.
O Brasil como país anfitrião tem entrada direta em todas as classes.
Quatro vagas serão atribuídas por convite.