A empresa holandesa Jongert apresentou o novo iate 2900 MY durante o Monaco Yacht Show, depois de dez anos sem novidades no design de iates motorizados. A marca, conhecida mundialmente pelos iates customizados, revelou um barco com um interior muito espaçoso e um exterior da autoria da Guido de Groot.O iate tem 29,65 metros de comprimento e um motor de semi-deslocamento construído num volumoso casco de alumínio. O interior torna-se assim semelhante aos existentes nos iates holandeses em aço de maior envergadura. Destacam-se os quatro quartos duplos, dois deles, suites VIP. A sala do leme está totalmente separada da zona de acomodação do proprietário. A zona solar está protegida por um grande toldo.
Os motores Catterpillar Twin de 1045 KW oferecem uma velocidade máxima de 25 nós e os estabilizadores verticais, a velocidade zero, impedem qualquer movimento mesmo quando as condições de ancoragem não ajudam. O barulho e a vibração também têm sistemas atenuantes.
Este modelo acabou de ser apresentado, mas a casa já tem planos para desenvolver o mesmo modelo numa versão de 36 metros, com uma estética mais tradicional, 35 metros de comprimento e motor de deslocamento. No futuro, o construtor espera chegar aos iates entre os 27 e os 40 metros. Teoricamente, a Jongert tem um estaleiro que permite construir barcos até aos 60 metros.