Ao terceiro dia de prova (24 de Setembro último), o madeirense João Rodrigues voou no Campeonato Mundial de RS:X que se disputa em Torbole, no Lago Garda, em Itália, ao alcançar dois espectaculares segundos lugares nas duas regatas de hoje.Foi um dia perfeito para o olímpico português com duas excelentes largadas que o mantiveram na linha da frente desde o primeiro momento, apenas perdendo para aquele que se afigura como o principal favorito, o holandês Casper Bauman que ganhou as duas regatas de hoje da frota em que se integra.
Como começámos na parte Norte, o vento soprava de terra, pelo que o mar estava mais chão, o que se tornou mais fácil para os mais leves, explicou João Rodrigues, referindo ainda que andei super-rápido e joguei bem com as rajadas que apareceram.
Na primeira regata o holandês ganhou com algum avanço já que estava mais vento e nessas circunstâncias ele anda muito melhor que qualquer um dos que aqui estão, referiu o velejador madeirense para acrescentar que na segunda regata andei quase ao pé dele.
Relatando algumas das incidências da prova de hoje, João Rodrigues afirmou que andei numa luta interessantíssima com o Ricardo Santos, do Brasil, e consegui levar sempre a melhor, denotando clara satisfação pelo resultado de hoje.
Descartado que está o seu pior resultado ao fim de 4 regatas, o OCS (on course side) de ontem, espécie de desqualificação devido a largada adiantada, o velejador madeirense soma agora 16 pontos, ocupando a 10ª posição da classificação oficiosa (os resultados oficiais ainda não estão disponíveis), no conjunto das 4 frotas em que estão divididos os 164 velejadores.
Com este resultado, João Rodrigues alcançou para já o primeiro objectivo de se qualificar para a fase seguinte, a frota de ouro, na qual estarão os melhores 41 classificados destes três primeiros dias de Campeonato no conjunto das 4 frotas.
No dia 29 sexta-feira os 41 velejadores da frota de ouro lutarão pelas 10 primeiras posições que os levarão à Regata das Medalhas a disputar no sábado 30 de Setembro.
João Rodrigues – Voou no Mundial e apura-se para a frota de ouro
0
Partilhe