João Rodrigues – Na Pré-Olímpica do Brasil

0

 Prosseguindo a sua preparação no Brasil, João Rodrigues terminou na última semana de Fevereiro o seu programa de treino em Búzios, tendo passado nos últimos sete dias do mês passado “qualquer coisa como 30 horas na água, sempre com mais de vinte nós de vento, fora o trabalho em terra”.
Esta nova fase do estágio em Búzios visou a preparação do olímpico português para a Pré-Olímpica Brasileira que teve início no passado dia 5 de Março e termina no dia 11.Para o velejador madeirense esta foi uma fase de treino intenso em que, tal como o próprio refere, “todos nós chegámos ao limite das nossas resistências”, acrescentando que “aprendi imenso, principalmente porque o Tom Ashley e o “Bimba” (Ricardo Santos) são um pouco mais rápidos do que eu com vento, o que me obrigou a esforçar-me sempre muito para os acompanhar”.

Tom Ashley, o neozelandês que venceu recentemente o Campeonato Sul-Americano regressou entretanto ao seu país, enquanto o velejador português e os restantes companheiros de estágio entraram numa fase mais ligeira até ao início da Pré-Olímpica do Brasil, prova da Federação Brasileira de Vela para todas as classes olímpicas e que apura os velejadores do Brasil que irão disputar não só a Pré-Olímpica na China este ano como o Campeonato Mundial da ISAF em Cascais em Junho.
A prova brasileira, excepcionalmente aberta para as pranchas, o que significa que poderão competir velejadores estrangeiros, conta com menos participantes do que o recente Campeonato Sul-Americano onde competiram representantes de vários continentes, estando apenas velejadores da América do Sul, México e Canadá, para além do campeão madeirense.

No primeiro dia de provas, domingo, desta Pré-Olímpica Brasileira, realizaram-se duas regatas com vento muito fraco, ambas ganhas pelo brasileiro Ricardo Santos “Bimba”, com João Rodrigues a alcançar dois bons segundos lugares.

A primeira regata foi muito disputada, com os principais candidatos a trocarem de posições várias vezes, nomeadamente “Bimba” e João Rodrigues, com a segunda regata a ser também disputadíssima “mas atrasei-me logo no início e só recuperei para 2º já perto do final”, como referiu o velejador madeirense.

Entretanto entre Segunda e Terça-feira disputaram-se mais 4 regatas, com João Rodrigues a não ser muito feliz, tendo em atenção a tabela de resultados já que não tem havido contacto com o velejador nestes dois últimos dias, sendo 7º na 3ª regata e na 4ª não terá chegado ao fim, resultado que acabaria por descartar.

No dia seguinte João Rodrigues foi 4º e 3º na 5ª e 6ª regatas, respectivamente, sendo actualmente 3º na classificação geral com um total de 18 pontos, tabela geral que é comandada pelo brasileiro Ricardo Santos “Bimba” que venceu as seis regatas disputadas até ao momento.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta