João de Almeida eleito Presidente do Património Marítimo Europeu (EMH)

0

O Património Marítimo Europeu (EMH) elegeu, durante a sua reunião da Assembleia Geral Anual realizada por videoconferência a 12 de Outubro de 2020, a Comissão Executiva, que tem a seguinte constituição: Presidente – João de Almeida (PT); Vice-Presidente – Thomas Hoppe (DE); Tesoureiro – Nis-Edwin List-Petersen (DK).

João de Almeida (PT) sucede no leme do EMH a David Morgan (UK), que presidiu à EMH durante os últimos três anos e liderou o processo de transformação jurídica do “grupo EMH” que compreende a Associação EMH e a Fundação EMH.
Sobre os desafios enfrentados pela EMH, João de Almeida não tem dúvidas: “O património em geral, e o marítimo em particular, estão a atravessar uma fase crítica exacerbada pela pandemia, o que exige a adopção de uma estratégia inovadora destinada a aumentar a sua sustentabilidade. Nos próximos meses, iremos trabalhar com membros e parceiros sobre esta estratégia. Por agora, posso revelar que a expansão da presença do EMH a outros países e a conquista das gerações mais jovens para a causa do património marítimo estarão entre as prioridades de acção a médio e longo prazo“.
O novo presidente da EMH acrescenta que, a curto prazo, “continuaremos a apoiar os nossos membros no diálogo com os decisores políticos nacionais e europeus tendo em vista a adopção de medidas de estímulo que possam ajudar os proprietários de navios e embarcações, os museus, os portos e outros cuidadores do património a ultrapassar os impactos negativos da Covid19 “.
E conclui lançando o “apelo para que mais entidades portuguesas adiram à EMH, juntando-se à Associação Portuguesa do Património Marítimo (APPM), Membro Nacional na EMH, e ao Museu de Marinha e Ecomuseu Municipal do Seixal, ambos Membros Consultivos.”.
A EMH é uma associação civil com sede em Amesterdão (NL) que tem por finalidade promover a preservação do património marítimo europeu. Os seus membros – nacionais, regionais, associados e consultivos – estão espalhados por vários países europeus1 e incluem associações nacionais de promoção do património, museus e outras organizações da sociedade civil. Mais recentemente, em 2019, para gerir eficazmente donativos de mecenas e patrocínios e outros apoios financeiros de parceiros, foi criada a Fundação EMH com sede em Hamburgo (DE), que será um instrumento central na estratégia de angariação de fundos do “grupo EMH”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta