Um casco de semi-deslocamento em V proporciona uma condução agradável |
A gama Merry Fisher do construtor francês Jeanneau caracterizasse por ter embarcações onde o conceito pesca desportiva está subjacente mas com uma forte componente de conforto a bordo.
Outubro foi um mês desgraçado no que diz respeito às condições meteorológicas com grandes chuvadas, muito vento e um mar alteroso. Foi num momento de mais acalmia que conseguimos experimentar o Merry Fisher 625 equipado com um motor Yamaha de 100 Cv. Em Oeiras, o mar mostrava-se mais calmo e com uma ondulação mais regular e longa contrapondo à onda curta e desencontrada que tinha sido a dominante. Este modelo do construtor francês Jeanneau está integrado num segmento de mercado muito competitivo que é o das embarcações vocacionadas para uma utilização pesca desportiva / passeio.
O conjunto demonstrou ser muito equilibrado com qualquer condição de navegação. A relação peso potência é a mais adequada. |
Os franceses foram os primeiros a apostar neste tipo de embarcação há já alguns anos atrás e foram seguidos pelos construtores de outros países latinos como são os casos dos portugueses e espanhóis. A simplicidade e funcionalidade são os argumentos base destes modelos mas, com o decorrer dos tempos e o evoluir das exigências dos utilizadores, os construtores implementaram condições de conforto e aprumos de estética nos seus modelos. Hoje em dia a qualidade de navegação deve estar intimamente ligada ao factor estético e grau de conforto.
Um pé direito alto, grande luminosidade e uma boa circulação de ar são alguns dos pontos fortes da cabine |
O barco
Ao nível do aspecto estético, o Merry Fisher 625 é um modelo clássico caracterizado por um poço amplo e de borda alta, posto de pilotagem com guarda-patrão e cabina. Os responsáveis pela concepção deste modelo preocuparam-se pela criação de um ambiente luminoso e com uma boa renovação de ar. Estes pressupostos foram conseguidos com a implementação de um amplo pára-brisas, janelas laterais e albóis na zona do guarda-patrão e cabine. O interior, com um bom pé direito, é simples com o posto de pilotagem a estibordo e com uma concepção ergonómica correcta tanto para uma condução sentado com de pé. Do posto de pilotagem temos uma visão abrangente de todos os pontos da embarcação o que aumenta a segurança e o conforto a bordo. Ao nível do equipamento standard aplicado pelo construtor no espaço de cabine temos o essencial para uma jornada de pesca / passeio de um dia como é o caso do fogão a gás, pequeno lavatório e um WC químico. A separação do exterior é feita através de uma porta de correr em acrílico. O poço é amplo e desimpedido, óptimo para a prática da pesca podendo estar quatro pessoas em actividade mas, se porventura estamos a pensar na realização de um passeio temos, no painel de popa um banco rebatível com a capacidade para três pessoas. O acesso à zona da proa realizasse por ambos os lados da embarcação e sem qualquer dificuldade graças às passagens largas e aos diversos pontos de apoio existentes (varandim e topo da cabine).
O poço é amplo e de utilização polivalente devido a um lay-out bem concebido | ||
A navegar
O modelo Merry Fisher 625 estava equipado com um motor Yamaha de 100 Cv e a quatro tempos sendo que esta motorização situasse nos valores intermédios de potência tendo em conta que a potência máxima aconselhada pelo construtor é de 115 Cv. Face às condições de mar, com duas pessoas a bordo e o peso da embarcação de 950 kg o conjunto mostrou-se muito equilibrado e com reserva de potência para qualquer solicitação. Ao nível de velocidade máxima conseguimos atingir os 26,7 nós às 5700 rpm e condições de segurança e tendo em conta o estado do mar.
Ficha técnica
Modelo Merry Fisher 625
Origem França
Construtor Jeanneau
Comprimento total 6,40 m
Comprimento do casco 6,25 m
Boca 2,55 m
Calado 0,40 m
Peso s/motor 950 kg
Motorização máx. 115 Cv
Motorização aconselhada 75 Cv
Capacidade de combustível 136 L
Lotação 7 ps.
Comercialização Nautiser/Centronautico (tel. 21 233 68 20) / www.nautisercentronautico.pt
Medições
A planar 3,20 segundos
Mínimo a planar 10,5 nós / 3300 rpm
3500 rpm / 12,5 nós
4000 rpm / 16 nós
4500 rpm / 20,5 nós
5000 rpm / 22 nós
5500 rpm / 26 nós
Velocidade máxima 26,7 nós / 5700 rpm