Em Cannes, França, tivemos a oportunidade de experimentar o novo modelo Leader 33 IB do construtor francês Jeanneau. O Leader 33 possui um visual desportivo contemporâneo e é oferecido em duas versões: uma versão Open com um arco ou uma versão Sport Top com um hard top de abertura elétrica.
A conceção é da Garroni Design que foi criada por Vittorio Garroni em 1971 e, hoje, é dirigida pelo seu filho Camillo. Esta empresa familiar é composta por uma equipa de designers, arquitetos, engenheiros e consultores que trabalham em estreita colaboração com o gabinete de design da Jeanneau no desenvolvimento de projetos.
Texto: Vasco de Melo Gonçalves Fotografia: Jerome Kelagopian, Andy Wakeman, Jacques Bernier e V.M.G.
Exterior – Um visual contemporâneo
O Leader 33 é um modelo de barco a motor que segue as tendências atuais da indústria náutica: o visual fluido com grande influência do design italiano; circulação a bordo facilitada; diversos espaços para se estar e uma forte ligação com o exterior.
Na zona da proa, acedida por ambos os lados da embarcação através de passagens seguras (varandim alto e diversos passa-mãos), temos um espaço dedicado a apanhar banhos de sol, espaço este com tamanho suficiente para albergar três pessoas. Possui ainda, um cofre para a corrente ou cabo da âncora e um conjunto de cunhos. O espaço é seguro para trabalhar durante as manobras de chegada ou saída do posto de atracagem.
Ao nível do poço, a transição entre interior e exterior é indefinida, isto é, na conceção atual dos barcos existe uma fusão entre estes dois espaços que permite uma vivência excelente a bordo. Essa junção de espaços é feita também através do mobiliário (modular) que possui diferentes configurações e tem a possibilidade de ser deslocado (através de calhas) criando layouts diferentes. É na zona do poço que temos um acesso fácil ao compartimento dos motores.
À pôpa temos uma ampla plataforma de banhos com diferentes tipos de acabamento. É uma zona de estar por excelência face à sua profundidade e com um fácil acesso à água, com espaço para arrumos e de grande utilidade quando estamos em manobras dento de uma marina.
Interior – Luminoso e sofisticado
Como já referi falar de exterior e interior, ao nível do convés, é quase impossível devido ao elevado nível de interligação. Estamos num espaço muito agradável com uma abundância de luz natural, boa circulação de ar e decorado de uma forma simples mas sofisticada. A qualidade dos materiais usados no mobiliário bem como o nível dos acabamentos, colocam o Leader 33 num patamar superior.
Também ao nível do convés temos uma conceção de layout que permite uma interligação dos espaços. Quem vai ao comando (posto de pilotagem individual, ergonómico e com um bom painel de instrumentos) está em contacto direto com a restante tripulação e quem está sentado no sofá interior consegue interagir com o exterior.
Numa zona inferior da embarcação e, com um bom pé-direito, temos um espaço social composto por duas cabinas duplas, casa de banho independente e cozinha. Esta configuração permite um programa de navegação em família ou com amigos. A cabina dupla de proa é espaçosa, com diversos espaços para arrumos e com uma boa luminosidade natural e boa circulação de ar.
A bombordo temos uma cozinha com uma disposição tradicional equipada com fogão a gás e frigorífico (80 L), no lado oposto a casa de banho equipada com duche.
A segunda cabina dupla (camas separadas que podem ser convertidas em dupla) fica situada a meio-navio. A sua configuração é adaptada à morfologia do barco tendo algum espaço de arrumos e muita luz natural.
Navegar – Equilibrado
O Leader 33 é um barco ideal para quem se quer iniciar no cruzeiro com conforto e de alguma duração. O construtor francês apresenta diversos tipos de motorização, ao nível de marcas e potências mas, em Cannes experimentámos com 2 x 220 Cv Volvo D3 (a proposta mais baixa ao nível da potência). O conjunto mostrou-se muito equilibrado entre a capacidade de navegação e performance pura. Na nossa experimentação, o mar estava com alguma ondulação e curta, o que dificulta a navegação para uma embarcação com esta dimensão (casco com 8,82 m).
O posto de pilotagem é ergonómico e temos um controlo total de todos os ângulos do barco. A condução é agradável e fácil, a resposta dos motores às solicitações é rápida e casco possui características marinheiras.
Ficha técnica
Modelo: Leader 33 IB | Origem: França | Construtor: Jeanneau | Comprimento total: 10,56 m | Comprimento do casco: 8,82 m | Boca: 3,32 m | Calado: 0,96 m | Deslocamento ligeiro: 4 912 Kg |
Motorização máx.: MerCruiser 2 x 300 Cv | Motorização experimentada: Volvo D3 2 x 220 Cv | Combustível: 520 L | Água: 175 L | Cabinas: 2 | Categoria CE: B8 / C10 | Arquitetos/Designers: Garroni Design / Mickael Peters Yacht Design / Jeanneau Design | Preço base e s/impostos e na fábrica: 131.000,00 Euros | Comercialização: Nautiser Centro Náutico / https://www.nautisercentronautico.pt/
Medições
Deslocamento total do barco equipado com 2 x 220 Cv (Volvo D3): 7 852 Kg
Velocidade máx.: 30,8 nós às 4 000 rpm e a fazer um consumo de 92 litros/hora.
RPM / NÓS / L-H
600 / 3,4 / 2,0
1000 / 4,9 / 3,6
1500 / 6,8 / 10,6
2000 / 8,9 / 24,0
2600 / 10,4 / 40,2
3000 / 13,5 / 56,6
3600 / 25,3 / 68,0
4000 / 30,8 / 92,0