Istambul, centro do turismo de cruzeiros em 2023

0

A cidade turca, ponto de encontro entre a Ásia e a Europa, transformou-se no centro do turismo de cruzeiros graças ao Galataport İstanbul, o majestoso porto da cidade. O renovado molhe histórico de Karaköy destaca Istambul como destino de referência neste segmento turístico em crescimento.

Com mais de oito mil quilómetros de costa, a Turquia tem escalas de excecional beleza e portos acessíveis ao longo da sua bacia mediterrânea. Istambul, um dos principais centros de turismo de cruzeiros da Turquia, e o seu porto principal, Galataport İstanbul, atraem a atenção dos viajantes que buscam experiências de viagem especiais e diversas: desde a arte, cultura, história até à gastronomia e compras, apenas para nomear algumas delas.
O Galataport İstanbul, que no ano passado recebeu cerca de 150 navios e 350 000 passageiros e tripulantes, reúne um leque de experiências únicas para todos os gostos. Demostrando o seu auge no turismo de cruzeiros, a cidade foi designada porto de origem por muitas linhas de cruzeiros e
navios de diferentes capacidades. O complexo gerou um enorme impulso no turismo de cruzeiros em toda a sua geografia, desde a bacia mediterrânea até ao Mar Negro, fazendo um importante contributo para o turismo e para a economia da região e do país. A operação portuária principal foi de 15% em 2014, ano no qual entrou no ativo, desde então a proporção de navios que utilizam o porto aumentou 50% e estão a ser feitos esforços para aumentar ainda mais este número.
O primeiro terminal de cruzeiros subterrâneo inspirado nas antigas cisternas de Istambul
Inspirando projetos similares em todo o mundo, o Galataport İstanbul conta com 29 000 m² de terminal subterrâneo, que garante uma experiência de viagem cómoda e fluida para os turistas. Galardoado com o prémio Red Dot Design, o porto impressiona com um design no qual a modernidade e o património cultural andam de mãos dadas. No interior, as margens arredondadas das colunas fazem referência à arquitetura histórica e ao caráter das antigas cisternas da cidade, que datam dos impérios romano e bizantino.

Experiências extraordinárias no coração do Bósforo
Criado para acolher todo o tipo de cruzeiros e perfis, o Galataport İstanbul tem um passeio marítimo no coração de Karaköy, complementado pela textura histórica e cultural da zona. O amplo complexo também oferece lojas de luxo e restaurantes turcos e internacionais, bem como centros de arte e exposições. As diferentes atividades, juntamente com as ofertas especiais para que os turistas e a tripulação conheçam de perto os negócios locais, marcam a diferença.
Situado no eclético bairro de Karaköy, o porto está a pouca distância da Península Histórica, onde se encontram estruturas icónicas como a Grande Mesquita de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapı e a Cisterna Basílica. O Grande Bazar, o Bazar das Especiarias, a Torre Gálata, a Praça Taksim e o Palácio Dolmabahçe também se encontram perto deste porto.
O complexo Galataport İstanbul também alberga o Museu de Pintura e Escultura de Istambul da Universidade de Belas Artes Mimar Sinan e o novo İstanbul Modern, que começará a receber visitantes a partir deste ano. Ambos os museus são famosos pelas as suas extraordinárias coleções de obras de arte turcas e internacionais.
A Torre do Relógio Tophane, erguida pelo sultão Abdülmecid no século XIX e restaurada no âmbito do projeto Galataport İstanbul, é a peça central de uma praça que simboliza o poder do tempo e a transformação. A Praça da Torre do Relógio, com 14 000 m², também acolhe durante todo o ano atuações em direto, exposições especiais ao ar livre, atos culturais e festivais internacionais como o Festival da Rota Cultural de Beyoğlu.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta