O modelo Kingfisher 750 do construtor nacional Isonautica é um barco para todos aqueles que gostam da pesca desportiva e que não podem dispor de uma verba elevada para a aquisição de um barco. Este construtor possui uma parceria com a Honda para o fornecimento de motores para as suas embarcações sendo que, a comercialização para a região da grande Lisboa é assegurada pela empresa Maré Náutica.
Ao nível da performance o conjunto (barco / motor) é irrepreensível com um navegar suave e confortável com diferentes tipos de condições de mar. Foi uma agradável surpresa a navegação contra a vaga e a favor da mesma com o comportamento do conjunto sempre muito estável e seguro.
No que diz respeito a equipamento o Kingfisher 750 vem equipado para uma utilização muito simples mas, possui algumas falhas sendo que uma das mais importantes é a ausência de um pequeno lavatório de apoio e de um espaço de preparação de uma pequena refeição. A introdução de pormenores ao nível do equipamento, permitem melhorar substancialmente a qualidade de vida a bordo e assim cativar uma clientela mais exigente.
No que diz respeito à circulação a bordo e segurança, o Kingfisher 750 tem nota máxima. O construtor colocou diversos pontos de apoio, quer no exterior como no interior, para que em qualquer posição possamos estar em segurança. A circulação a bordo é de uma simplicidade muito
grande quer na zona do poço como à proa. No que diz respeito a espaço para arrumos, o Kingfisher 750 possui no poço um porão com dimensões pouco vulgares para uma embarcação com estas dimensões.
Um ponto menos favorável e que é comum à grande maioria dos construtores nacionais é a falta de design dos modelos produzidos. Este é um ponto importante e que os fabricantes deveriam aprofundar quando estão a preparar novos modelos e, este pormenor, pode revelar-se de grande importância no momento da compra. Por vezes deparamos com modelos de importação de qualidade de construção inferior mas que conseguem superar as vendas dos nacionais graças a um design mais moderno e um cuidado mais forte com os acabamentos e pormenores. É importante que os nossos fabricantes se preocupem em valorizar a sua produção deixando de apostar apenas no factor preço como principal argumento de venda.
A Navegar
A navegação no Kingfisher 750 foi efectuada na zona da Boca do Inferno com um mar de vaga larga e sem grande vento.
A concepção deste modelo é marcadamente vocacionada para a pesca desportiva e, normalmente, os pesqueiros nunca estão perto e é necessário navegar até eles. O Kingfisher 750, com 7,45 m de comprimento e uma boca de 2,60 m, possui características físicas boas para navegar com qualquer tipo de mar. O guarda-patrão proporciona aquele conforto para os dias mais frescos ou com chuva e é espaçoso quando nos encontramos no posto de pilotagem. A visibilidade é normal num barco com estas características de concepção e com uma porta da cabina de correr e seccionada em três.
A primeira experiência de navegação foi contra a onda e sem qualquer tipo de problema. O conjunto evolui bem (recorrendo à ajuda preciosa do trim no sentido de levantar a proa para não travar a embarcação) na subida e descida da vaga sem bater muito mesmo navegando a uma velocidade de cruzeiro acima dos 25 nós às 4000 rpm. Só nos intervalos de onda mais curtas é que o modelo bate mas, isto é normal em todos os barcos, com um cair na água suave e seguro. A fase seguinte foi a de navegar a favor da vaga e, o conjunto, manteve as boas características de navegação tendo o piloto um controlo perfeito do conjunto sendo que, por diversas vezes, tirámos as mãos do volante e o barco mantinha-se estável no rumo predefinido.
A curvar o Kingfisher 750 mantém o bom nível apresentado nas outras situações. É um modelo fácil de conduzir e com uma resposta eficaz a todas as solicitações do piloto.
Ao nível das prestações não há nada a apontar a este modelo equipado com um motor Honda pois, plana sem qualquer dificuldade, a potência é progressiva e sempre de uma forma controlada.
Interior
A concepção do interior é um dos pontos fortes deste modelo. Concebido para uma utilização na pesca desportiva, a Isonautica privilegiou a zona do poço com um amplo espaço de trabalho, um porão enorme com dimensões pouco habituais, uma borda alta que facilita a vida a quem está à pesca. Mas não é só poço que foi bem concebido, o Kingfisher 750 possui o conceito walkaround sendo que o acesso à zona da proa se realiza por ambos os lados da embarcação através de passagens com cerca de 25 cm de largura e em perfeita segurança graças aos pontos de apoio existentes junto à porta da cabina e sobre o tecto da cabina. A zona da proa pode ser aproveitada para colocar mais pescadores. A cabina de apoio é simples composta por um sofá em V que pode ser transformado em cama e pequenas prateleiras a todo o perímetro.
Ficha técnica
Modelo KingFisher 750
Origem Portugal
Construtor Isonautica
Comprimento 7,45m
Boca 2,6m
Peso s/ motor 1500Kg
Deslocamento máximo 2900Kg
Calado 0,47m
Potência Max. 250 Cv
Categoria C
Carga máx. 1400Kg
Lotação 10
Capacidade de Combustível 2x 80 L
Preço do conjunto 41 718
Comercialização Maré Náutica
Ficha do motor
Modelo BF200
Origem Japão
Fabricante Honda
Tipo 4 Tempos V6 a 60º SOHC
Cilindrada 3471 cm³
Potência 200 Cv
Peso 192 kg
Medições
A Planar em 2,12 s
Mínimo a planar a 12,5 nós / 2700 rpm
Aceleração até às 5000 rpm em 6,75 s e 28 nós
Velocidade máx. 36,3 nós às 5600 rpm
3000 rpm / 15,5 nós
3500 rpm / 21 nós
4000 rpm / 25,5 nós
4500 rpm / 28 nós
5000 rpm / 31,6 nós
5500 rpm / 35 nós